Covid-19 pode causar gangrena e artrite permanente; entenda
Imagens de ressonância magnética mostram as causas de dores musculares e articulares em pacientes
De tosse seca a perda do olfato, a covid-19 está associado a uma série de sintomas desagradáveis. Agora, um novo estudo alertou sobre outro efeito colateral que acomete alguns pacientes com covid-19 – a gangrena.
Os pesquisadores alertaram que o covid-19 pode causar problemas musculares e articulares a longo prazo, incluindo artrite, gangrena e "dedos de covid".
Uma análise de exames de ressonância magnética de pacientes que apresentam esses sintomas sugere que o vírus pode fazer com que o sistema imunológico do corpo ataque a si mesmo, levando a esses problemas reumatológicos de longa duração.
Embora estudos anteriores tenham encontrado uma ligação entre a infecção por coronavírus e dores musculares ou articulares, esta é a primeira vez que esses sintomas foram ilustrados por exames radiológicos.
Imagens
No estudo, a equipe da Northwestern University usou várias técnicas de imagem, incluindo tomografias computadorizadas, ressonância magnética e ultrassons, para visualizar as causas da gangrena e outras dores musculares e articulares de longo prazo em pacientes com covid-19.
O médico Swati Deshmukh, que liderou o estudo, disse: “Percebemos que o vírus da covid pode fazer com que o corpo ataque a si mesmo de diferentes maneiras, o que pode levar a problemas reumatológicos que exigem tratamento para toda a vida. Muitos pacientes com distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao covid se recuperam, mas para alguns indivíduos, seus sintomas tornam-se graves, preocupam profundamente o paciente ou impactam em sua qualidade de vida, o que os leva a procurar atendimento médico e exames de imagem.”
"Essa imagem nos permite ver se as dores musculares e articulares relacionadas à covid, por exemplo, não são apenas dores no corpo semelhantes às que vemos na gripe - mas algo mais insidioso."
A gangrena pode ocorrer como resultado de uma lesão, infecção ou uma condição de longo prazo que afeta a circulação sanguínea.
O Sistema Nacional de Saúde da Inglaterra explica: “A gangrena é uma doença séria em que a perda de suprimento de sangue causa a morte de tecido corporal. Pode afetar qualquer parte do corpo, mas normalmente começa nos dedos dos pés, pés, dedos e mãos.”
LEIA TAMBÉM
- Covid: Mulher infectada precisa amputar três dedos