MENU

BUSCA

Coreias serão ligadas por estradas e ferrovias

Líderes dos dois países dão mais um passo para a paz, mas EUA temem perder barganha

Redação Integrada ORM

As ligações ferroviárias e rodoviárias são um passo importante para a paz entre as Coreias do Norte e do Sul. Os dois governos concordaram nesta segunda-feira (15) em começar a reconexão entre os dois países. Por outro lado, os Estados Unidos temem perder força de barganha com Pyongyang para pressionar pelo fim de seu programa nuclear.

A partir de conversas no vilarejo de Panmunjom, que tinham o propósito de dar segmento às discussões da cúpula realizada entre o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, no mês passado, surgiu o compromisso de religar as Coreais.

Um documento conjunto divulgado pelo Ministério da Unificação sul-coreano informava que "O Sul e o Norte chegaram a um acordo depois de debaterem sinceramente planos de ação para levar as relações intercoreanas a um patamar novo e mais elevado".

Apesar desse esforço entre as Coreias, Washington continua a política de "pressão máxima" para levar a Coreia do Norte a desistir das armas nucleares e mísseis balísticos.

Mundo