MENU

BUSCA

Coreia do Norte dispara míssil e Japão emite alerta de evacuação

No entanto, momentos depois, o governo japonês retirou o alerta, alegando que o míssil já havia caído, mas sem informar onde

O Liberal

A Coreia do Norte disparou um míssil na costa leste da península coreana, na manhã de quinta-feira (13), por volta das 7h55 no horário local (19h55, horário de Brasília). O lançamento fez com que o governo do Japão emitisse alertas de evacuação para as cidades próximas, principalmente para a ilha de Hokkaido, que poderia ser atingida pelo míssil.

VEJA MAIS

Coreia do Norte dispara mais 2 mísseis balísticos após exercícios de EUA, Coreia do Sul e Japão
A Coreia do Norte já havia ameaçado os vizinhos do Sul e os EUA caso os países continuem realizando exercícios militares conjuntos

Líder da Coreia do Norte ordena aumento de arsenal nuclear no país
Decisão também inclui a produção de um novo míssil intercontinental com capacidade de, por exemplo, atingir os EUA

Coreia do Norte dispara míssil de longo alcance com potencial para atingir o território dos Estados
O míssil caiu a apenas 200 quilômetros de distância do Japão

No entanto, momentos depois, o governo japonês retirou o alerta, alegando que o míssil já havia caído, mas sem informar onde. A Guarda Costeira do país confirmou que não havia mais possibilidade de queda em Hokkaido e arredores.

Este é mais um episódio da tensão entre a Coreia do Norte, os Estados Unidos e a Coreia do Sul, que realizam exercícios militares conjuntos na região. Recentemente, a Coreia do Norte afirmou ter realizado um teste subaquático de seu sistema de armas estratégicas, incluindo um novo drone submarino com capacidade nuclear.

Mundo