Coreia do Norte dispara centenas de projéteis perto de ilhas da Coreia do Sul

Moradores das duas ilhas sul-coreanas receberam ordens de evacuação para abrigos

O Liberal
fonte

Moradores das duas ilhas da Coreia do Sul receberam ordens de evacuação para abrigos depois que a Coreia do Norte disparou cerca de 200 projéteis de artilharias na região, nesta sexta-feira (5). A escalada militar é considerada uma das mais graves registradas na península coreana desde 2010, quando o Norte bombardeou Yeonpyeong. Os disparos ocorreram nas áreas de Jangsan-got, no nordeste da ilha de Bangnyeong, e as áreas ao norte da Ilha Yeonpyeong, segundo o Ministério da Defesa sul-coreano.

VEJA MAIS

image Kim Jong Un ameaça com ataque nuclear e ordena preparativos militares em discurso contra EUA
Coreia do Norte afirmou ter colocado em órbita um satélite militar espião em novembro

image Coreia do Norte comemora sucesso de lançamento de satélite espião; EUA, Japão e ONU condenam feito
Satélite Malligyong-1 é um desafio às resoluções da ONU que proíbem Pyongyang de utilizar tecnologias de mísseis balísticos

O governo norte-coreano classificou a ação dessa sexta-feira como uma "resposta natural" às manobras realizadas na região pela Coreia do Sul, que acusou seu vizinho de ameaçar a paz na península. "Sequer tiveram um impacto indireto nas ilhas (sul-coreanas, ndr) de Baengnyeong e Yeonpyeong", disse a agência de notícias oficial norte-coreana KCNA.

Recentemente, o ditador da Coreia do Norte Kim Jong-un deu uma série de declarações ameaçando "aniquilar" a Coreia do Sul e os Estados Unidos. 

image Coreia do Norte decide expulsar soldado dos Estados Unidos que entrou ilegalmente em seu território
Travis King foi detido em 18 de julho após atravessar a fronteira das Coreias do Sul e Norte

image Ditador norte-coreano Kim Jong-un promete apoio a Putin na "luta sagrada" contra a Ucrânia
Líderes da Coreia do Norte e da Rússia, Jong-un e Vladimir Putin se encontraram na base de lançamento espacial russa de Vostochny

Principal apoiador político e econômico, a China, que faz fronteira com a Coreia do Norte, pediu "moderação" a todas as partes e que evitem uma nova escalada.

A agência de notícias Yonhap informou que, após os disparos desta sexta-feira, a Marinha da Coreia do Sul lançou um exercício com munição real na ilha fronteiriça de Yeonpyeong. As autoridades das ilhas de Bangnyeong e Yeonpyeong disseram à agência de notícias AFP que a retirada dos civis foi ordenada como "medida preventiva". 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO