MENU

BUSCA

Comandante afegão do Taliban é morto em ataque aéreo

Além de Abdul Manan, outras 29 pessoas morreram no ataque

Agência Reuters

Um importante comandante do Taliban foi morto na província de Helmand, no sul do Afeganistão, em uma operação conjunta das forças especiais afegãs e dos Estados Unidos, afirmaram autoridades do Afeganistão e membros do Taliban neste domingo.

Abdul Manan, que era responsável pela província Helmand para o grupo insurgente, foi morto junto a 29 outras pessoas em um ataque aéreo no sábado, quando se reunia com comandantes locais e combatentes no distrito Nawzad, afirmou o governador da província de Helmand, Mohammad Yasin Khan.

Sua morte foi confirmada por membros do Taliban em Helmand e na província vizinha de Kandahar, mas não houve confirmação inicial do Exército dos EUA, que disse que está averiguando o incidente.

A morte de Mullah Manan, que comandou combatentes do Taliban enquanto o grupo aumentou solidamente o controle de Helmand nos anos após o fim da maior parte das missões internacionais de combate, em 2014, foi vista como um grande sucesso por autoridades afegãs.

"Ele era o comandante mais sênior do Taliban no sul e sua morte terá um impacto generalizado sobre a segurança", afirmou uma autoridade de segurança em Cabul.

Mundo