China anuncia envio de tropas para exercício militar conjunto com a Rússia

Governo chinês tem se alinhado ao Kremlin ao longo da guerra da Ucrânia; exército da Índia, de Belarus e do Tajiquistão também farão parte do teste

Emilly Melo
fonte

O governo chinês anunciou, nesta quarta-feira (17), que enviará tropas à Rússia para um exercício militar em conjunto no país. O Ministério da Defesa da China afirmou que as tropas da Índia, de Belarus e do Tajiquistão também participarão dos exercícios, que ocorrerão em território russo.

Segundo o comunicado da pasta, a participação do país “não tem relação com a atual situação internacional e regional”. Desde 24 de fevereiro deste ano, a Rússia mantém os ataques ao território Ucrâniano sem que haja retaliação de Pequim, apesar das represálias de países do Ocidente. 

VEJA MAIS

image EUA realizam teste com míssil balístico intercontinental com alcance de quase 10 mil km
Segundo os militares, o teste foi realizado com atraso de duas semanas para evitar tensões crescentes com Pequim durante a demonstração de força da China perto de Taiwan

image China dispara mísseis sobre Taiwan pela primeira vez
Atividades militares dos chineses aumentam a tensão na região, após a visita da congressista dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan. Na quinta (4), projéteis caíram perto das ilhas japonesas

No entanto, a China realiza exercícios militares em torno da ilha de Taiwan, em meio à crescente tensão com os Estados Unidos após a visita ao território da presidente da Câmara dos Deputados norte-americana, Nancy Pelosi. 

A Defesa afirma também que os exercícios fazem parte de um acordo de cooperação bilateral e que já foram feitos em outros anos. 

"O objetivo é aprofundar a cooperação prática e amigável com os exércitos dos países participantes, aumentar o nível de colaboração estratégica entre as partes e fortalecer a capacidade de responder a várias ameaças à segurança", disse a pasta em comunicado.

Ainda não há data confirmada para o início, mas, no mês passado, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou um plano de realizar manobras militares com países parceiros entre 30 de agosto e 5 de setembro.

(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora do portal Oliberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO