Brasileiros são os que mais acreditam na ciência em todo o mundo, aponta estudo

Levantamento ouviu pessoas de 17 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania

O Liberal
fonte

A credibilidade científica está em alta no Brasil. Estudo realizado em 17 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania, denominado State of Science Index (Índice do Estado da Ciência), mostra que os brasileiros são os que mais confiam na ciência, em comparação aos habitantes das outras nações pesquisadas. As informações são do Portal O Globo.

De acordo com o levantamento, 92% dos brasileiros consultados confiam na ciência e 90% nos cientistas, enquanto a média nos demais países é de 86%.

Além disso, 87% dos brasileiros acreditam que não há consequências negativas quando se valoriza a ciência e a produção científica e 71% dos entrevistados disseram que, se as pessoas não puderem confiar nas notícias sobre ciência, haverá mais crises de saúde pública.

A pesquisa foi realizada pelA multinacional 3M e ouviu 17 mil pessoas. No Brasil, mil pessoas com mais de 18 anos participaram do levantamento, realizado entre os meses de setembro e dezembro de 2021, de forma online e presencial.

Paulo Gandolfi, diretor do departamento de pesquisa e desenvolvimento da 3M e responsável pela pesquisa na América Latina, observa que os dados do Brasil apontam que 92% confiam na ciência, independentemente da classe social, idade, gênero e conhecimento técnico prévio. “Algo que nos surpreendeu positivamente. Isso nos mostra que os brasileiros perceberam que o trabalho dos cientistas impacta positivamente no nosso dia a dia, e esperamos seguir contribuindo para esta percepção”, diz

Os resultados apontaram também que 59% dos brasileiros querem que a ciência resolva questões ligadas à qualidade da água e saneamento, enquanto 56% querem que ela ajude com o acesso igualitário à saúde de qualidade, 55% com a qualidade do ar e da fome e 52% contra os efeitos da mudança climática.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO