MENU

BUSCA

Bill Gates elogia o SUS: 'outros países podem aprender e imitar'

Fundador da Microsoft falou sobre o sistema público de saúde em artigo Lições de salvamento de vidas do Brasil, publicado nesta terça-feira

O Liberal

O fundador da Microsoft, Bill Gates, elogiou o sistema de saúde pública do Brasil, em um artigo com o título "Lições de salvamento de vidas do Brasil", publicado nesta terça-feira (12). No texto, em que afirma ser "um grande fã" do país há algum tempo, o empresário cita que em cerca de três décadas a mortalidade materna caiu quase 60% no território brasileiro, enquanto a mortalidade infantil de menores de cinco anos diminuiu 75% – "ultrapassando em muito as tendências globais – e aumentou a esperança de vida em quase uma década", diz Gates.

VEJA MAIS

Herdeiros de Bill Gates e Paul McCartney engatam namoro e relação gera curiosidade
O relacionamento de Phoebe Gates, filha do fundador da Microsoft, e de Arthur Donald chamou atenção por juntar os pronomes dos famosos

Jovem bilionário brasileiro fecha ponto turístico de Fernando de Noronha para casamento luxuoso
Festa do empresário Henrique Dubugras deve contar com a presença de Bill Gates e show de Alok e Maroon 5

"Nenhuma dessas conquistas foi acidental. Em vez disso, são o resultado de investimentos de longo prazo que o Brasil fez no seu sistema de saúde primário, com os quais outros países podem aprender e imitar”, continuou. 

Bill Gates também citou a primeira vez que esteve no País, em 1995, e disse que algumas das viagens favoritas em família foram à Amazônia, "cujo rio, bacia e floresta tropical surgem frequentemente durante conversas sobre alterações climáticas", observou. "Mas, só quando comecei a trabalhar na saúde pública é que comecei a apreciar o quão impressionante é o histórico do País nesta área – e o quanto o resto do mundo poderia aprender com ele", diz o empresário bilionário. 

Dia dos Solteiros 2022: veja lista dos bilionários livres para relacionamento
Entre os solteirões e solteirona mais cobiçados no mundo estão Bill Gates, Melinda French, Jack Dorsey e John Collison

Selecionado pela fundação de Bill Gates, Instituto Evandro Chagas ganha novo núcleo
A entrega das ovas instalações do Núcleo de Pesquisas Clínicas (NPC) será nesta quinta-feira (10), no campus do IEC da avenida Almirante Barroso

No artigo, o fundador da Microsoft destaca ainda o Sistema Único de Saúde (SUS). Criado pela Constituição Federal de 1988, o SUS possibilita o acesso integral, universal e gratuito para toda a população.

“Na década que se seguiu, as mortes por doenças não transmissíveis e por causas maternas, neonatais e nutricionais começaram a diminuir e a esperança de vida aumentou. Com o aumento dos serviços de saúde primários, até as hospitalizações caíram.”

O programa de agentes comunitários de saúde, com profissionais que atuam principalmente em áreas remotas, foi um dos mais elogiados pelo empresário, que observou que mais de 286 mil agentes atendem quase dois terços da população com orientações sobre saúde e higiene, defendendo cuidados preventivos e acompanhando consultas médicas.

Reino Unido faz parceria com Bill Gates para investir em tecnologia verde
De acordo com o governo britânico, a parceria entre o premiê Boris Johnson e o fundador da Microsoft deve garantir 200 milhões de libras em investimentos

Zuckerberg perde 6,1 bilhões de dólares em um dia e deixa de ser o quarto homem mais rico do mundo
Ele foi ultrapassado pelo cofundador da Microsoft Bill Gates e passou para a quinta colocação entre os mais ricos

“Atuam como porta de entrada para o maior sistema de saúde público gratuito e universal do mundo, e seu impacto tem sido transformador", disse. "Eles são creditados por reduzirem ainda mais a mortalidade infantil e por levarem a cobertura vacinal a níveis quase universais”, continuou. 

Mundo