MENU

BUSCA

Nobel de Medicina: autores de estudos que permitiram criação da vacina da covid-19 conquistam prêmio

Katalin Karikó e Drew Weissman vão receber um dos mais prestigiados títulos científicos do mundo

O Liberal

O Prêmio Nobel de Medicina, um dos mais prestigiados do mundo científico, vai para Katalin Karikó e Drew Weissman, pelo desenvolvimento de vacinas eficazes contra a covid-19. Os cientistas vão receber, além da homenagem, 11 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 1 milhão). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (02), após a Assembleia Nobel da Universidade Médica do Instituto Karolinska, na Suécia, ter selecionado os vencedores. As informações vieram por meio das redes sociais. Confira! 


“O Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2023 foi atribuído a Katalin Karikó e Drew Weissman pelas suas descobertas sobre modificações de bases de nucleosídeos que permitiram o desenvolvimento de vacinas de mRNA eficazes contra a COVID-19”, informou o órgão.

VEJA MAIS

Em reunião com vencedor do prêmio Nobel, Helder fala sobre Zona Franca da Bioeconomia no Pará
Na Semana do Clima de Nova Iorque, o governador do Pará, Helder Barbalho, teve uma reunião com o vencedor do prêmio Nobel de Economia, Joseph Eugene Stiglitz, ocasião em que discutiu a possibilidade de implantação de uma Zona Franca voltada para incentivar a Bioeconomia no Pará.

Fundação Nobel retira convite a Rússia, Belarus e Irã
A instituição responsável pelo evento informou que decisão foi tomada após críticas aos países convidados

Nos próximos dias, serão revelados os nomes de cinco premiados em outras áreas. Entre eles, o do Nobel de Física, na terça-feira (3), o prêmio de Química, na quarta-feira (04), e o Nobel de Literatura na quinta-feira (05). Na sexta-feira (06), será a vez do Nobel da Paz.

Vencedor do Nobel da Paz de 2022 é condenado a 10 anos de prisão por tribunal de Belarus
Ales Bialiatski venceu o Nobel da Paz por sua defesa dos direitos humanos

Nobel da Paz premia ativista e organizações que atuam na Rússia, Ucrânia e Belarus
Para o Comitê do Nobel, ações dos premiados contribuíram para a garantia dos Direitos Humanos, da democracia e da co-existência pacífica nos três países vizinhos

Já na segunda-feira (9), o evento se encerra com a divulgação do vencedor do prêmio de Economia.  Os prêmios serão entregues pelo rei da Suécia, durante cerimônia em Estocolmo, no dia 10 de dezembro.

Mundo