Ativista cola a própria cabeça em quadro de 1665, 'Moça com brinco de pérola'
Grupo Just Stop Oil vem praticando diversas ações nas últimas duas semanas, com foco principalmente em quadros de pintores famosos
Um ativista do grupo Just Stop Oil colou a própria cabeça em um quadro do pintor Johannes Vermeer, localizado em um museu na Holanda. Acompanhado de outros manifestantes, o homem se grudou ao quadro “Moça com brinco de pérola”, de 1665, na manhã desta quinta-feira, 27 de outubro.
VEJA MAIS
Essa é a quarta manifestação do grupo em menos de duas semanas. No dia 15 de outubro, duas ativistas jogaram sopa de tomate no quadro “Girassóis”, de Van Gogh. No dia 23 de outubro, ativistas jogaram purê de batata em um quadro de Monet, e na segunda-feira, 24 de outubro, membros do grupo jogaram tortas na cara de uma estátua do Rei Charles III.
Imagens do momento viralizaram nas redes sociais, dividindo opiniões. “Qualquer um que discorde disso é porque não parou pra ouvir o que eles estão dizendo”, afirmou um internauta, enquanto outro questionou: “Ativistas ou vândalos?”. Veja o vídeo:
As informações da emissora holandesa NOS afirmam que o grupo foi escoltado por seguranças para fora do museu e que três pessoas foram presas. As ações visam pressionar o governo britânico a concordar em acabar com o petróleo e gás.
(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)