MENU

BUSCA

Argentina confirma 1º caso de hepatite misteriosa em crianças na América Latina

Paciente é um menino de 8 anos

O Liberal

Foi confirmado nesta quinta-feira (5), o primeiro caso de hepatite aguda grave de origem desconhecida da América Latina. O paciente é um menino de 8 anos, que está internado no Hospital das Crianças da cidade de Rosario, Santa Fe, na Argentina.

VEJA MAIS

Infecção pelo adenovírus 41F pode ser a causa da hepatite misteriosa em crianças; entenda
Ao menos 169 crianças de 0 a 16 anos já foram diagnosticadas com hepatite aguda em países da Europa e nos EUA e 75% delas testou positivo para adenovírus

Reino Unido e mais onze países registram infecção por hepatite infantil de causa desconhecida
Não há casos confirmados da doença no Brasil

Europa registra casos de hepatite de causa desconhecida em crianças; OMS monitora
Somente no Reino Unido, 74 casos já foram registrados; 6 crianças tiveram que passar por transplante de fígado

Mais de 200 casos já foram registrados em 20 países, a maioria da Europa, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A maioria deles no Reino Unido, primeiro país a reportar a doença – até 25 de abril , eram 145 casos confirmados, majoritariamente em crianças até 5 anos, segundo o governo do Reino Unido.

Na América, apenas os Estado Unidos tinha registro da hepatite misteriosa, com nove diagnósticos confirmados em crianças com idades entre 1 e 6 anos até 18 de abril.

A origem da infecção registrada em crianças ainda não foi esclarecida. A doença pode desencadear uma série de problemas, incluindo a necessidade de transplante de fígado e a morte. Pelo menos quatro crianças teriam morrido pela doença, sendo uma no Reino Unido e outras três na Indonésia. O governo americano também investiga um óbito suspeito. 

Mundo