MENU

BUSCA

Venezuela revoga licenças de operação de aéreas que cancelaram rotas após alerta dos EUA

Na semana passada, os EUA alertaram as aeronaves que sobrevoavam o espaço aéreo venezuelano para que "exercessem extrema cautela"

Redação O Liberal com informações da AE

A Venezuela anunciou nesta quarta-feira, 26, a revogação das licenças de operação de seis companhias aéreas. O país acusa as empresas de "terrorismo" após a suspensão de suas rotas, em decorrência de um alerta dos Estados Unidos sobre atividades militares na região.

As empresas afetadas pela medida são Iberia (Espanha), TAP (Portugal), Avianca (Colômbia), Latam (subsidiária colombiana), Gol (Brasil) e Turkish Airlines (Turquia). A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC).

Segundo comunicado do INAC, as companhias aéreas são acusadas de "unir-se às ações de terrorismo de Estado promovidas pelo governo dos Estados Unidos, suspendendo unilateralmente suas operações aéreas comerciais".

Entenda o Alerta dos Estados Unidos

A decisão venezuelana ocorre uma semana após os Estados Unidos emitirem um alerta. A medida pedia que aeronaves que sobrevoassem o espaço aéreo venezuelano exercessem "extrema cautela".

O alerta americano mencionava o "agravamento da situação de segurança e ao aumento da atividade militar dentro e ao redor da Venezuela", justificando a necessidade de precaução para as operações aéreas na região.