MENU

BUSCA

Terremoto de magnitude 7,4 atinge as Filipinas

Abalo teve epicentro no mar, gerou alerta de tsunami e danificou construções na província de Davao Oriental

Estadão Conteúdo

Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu na manhã desta sexta-feira (10) a província de Davao Oriental, no sul das Filipinas, no sudeste da Ásia. O abalo causou a morte de pelo menos duas pessoas, segundo autoridades locais, e foi seguido por alerta de tsunami, que mais tarde foi suspenso.

De acordo com o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia, o epicentro do tremor foi localizado no mar, a cerca de 62 quilômetros a sudeste da cidade de Manay, em uma profundidade rasa de 10 quilômetros. A origem foi o movimento de uma falha geológica.

Mortes e evacuações após o terremoto nas Filipinas

Segundo o governador de Davao Oriental, Nelson Dayanghirang Sr., duas pessoas morreram após ficarem presas em estruturas danificadas. Aproximadamente 250 pacientes precisaram ser retirados de um hospital afetado e foram realocados provisoriamente em tendas, conforme informou à emissora ABS-CBN.

Alerta de tsunami foi suspenso horas depois

O tremor inicialmente gerou preocupação com a possibilidade de tsunami. O alerta foi emitido pelo Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia e, em seguida, reforçado pelo Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, sediado em Honolulu.

Segundo o centro, marés de até três metros acima do normal poderiam atingir partes da costa filipina em um raio de até 300 quilômetros do epicentro. Ondas menores também poderiam alcançar a Indonésia e Palau. O alerta, no entanto, foi suspenso poucas horas depois.

Filipinas ainda se recuperam de terremoto anterior

Na semana passada, as Filipinas já haviam sido atingidas por um terremoto de magnitude 6,9, com epicentro a 19 quilômetros de Bogo, na província de Cebu. O abalo causou a morte de pelo menos 74 pessoas, além de deixar centenas de feridos e milhares de desabrigados. A profundidade foi de apenas cinco quilômetros.

Esse tremor foi um dos mais fortes registrados na região central do arquipélago em mais de uma década e ocorreu durante a madrugada, enquanto muitas pessoas ainda dormiam.

Outro abalo foi registrado em Papua-Nova Guiné

Também nesta sexta-feira (10), um terremoto de magnitude 6,0 atingiu a costa de Papua-Nova Guiné. O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o epicentro foi no Mar de Bismarck, a 414 quilômetros da cidade de Lae. Segundo a policial Mary Jane Huafilong, nenhum dano foi registrado até o momento.

Palavras-chave