Selfie no espaço: robô da Nasa faz imagens após 2,5 mil dias marcianos em missão
É a segunda vez que a equipe de cientistas da missão consegue realizar um experimento químico no planeta.
No Planeta Vermelho, dias têm 25 horas e o tempo de missão no calendário da Terra equivale a 2,45 mil dias. Curiosity usou braço robótico para fazer a foto em 11 de outubro.
O robô Curiosity da agência espacial americana (Nasa) registrou uma nova selfie em Marte. A fotografia foi feita em 11 de outubro deste ano e divulgada nesta quinta-feira (24). Além disso, é a segunda vez que a equipe de cientistas da missão consegue realizar um experimento químico no planeta.
A primeira imagem do Curiosity foi feita apenas 15 minutos após a aterrissagem, em 5 de agosto de 2012. O equipamento está há 2,5 mil dias marcianos em Marte, e usa o sistema da Nasa que orbita o planeta, o Mars Reconnaissance Orbiter (MRO). No Planeta Vermelho, os dias têm 25 horas e o tempo de missão já cumprido no calendário da Terra equivale a 2,45 mil dias.
Os cientistas perfuraram em 24 de setembro a superfície de uma região chamada de "Glen Etive", parte de uma área argilosa de Marte. Dois furos são vistos no lado esquerdo inferior da selfie, ao lado do robô. As amostras serão analisadas em um laboratório portátil localizado na própria "barriga" do Curiosity.
As rochas de argila, segundo a Nasa, costumam preservar compostos químicos. A equipe da missão pretende observar quais são os compostos orgânicos encontrados no planeta e tentar entender como se formou a região.
Palavras-chave