MENU

BUSCA

Se agressão se repetir, não hesitaremos em reagir de forma mais decisiva, diz ministro do Irã

Estadão Conteúdo

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou que sabe "exatamente o que aconteceu" durante os ataques dos Estados Unidos e de Israel contra o país e ameaçou que, se a agressão se repetir, "não hesitaremos em reagir de forma mais decisiva e de uma forma IMPOSSÍVEL de encobrir". A postagem no X, nesta segunda-feira, 28, acontece após o presidente americano, Donald Trump, dizer que "se o Irã começar a usar energia nuclear novamente, nós o eliminaremos rapidamente".

Segundo Araghchi, o bombardeio de instalações nucleares iranianas provou que não há "solução militar". "Se houver preocupações quanto ao possível desvio do nosso programa nuclear para fins não pacíficos, a 'opção militar' se mostrou ineficaz - mas uma solução negociada pode funcionar", defendeu.

De acordo com o representante de Teerã, ainda sobre o programa de energia nuclear, "ninguém em sã consciência" abandonaria os frutos de um enorme investimento em tecnologia nacional e pacífica que está salvando vidas, "simplesmente porque estrangeiros assim o exigem". "Sim, nossas instalações de enriquecimento estão severamente danificadas, mas nossa DETERMINAÇÃO NÃO", escreveu.