Robô-lula usa propulsão a água para nadar; assista
Engenhoca feita com peças macias pode captar a vida marinha sem causar danos ao ambiente
Um robô que imita o formato e o movimento das lulas foi desenvolvido por engenheiros da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Diferentemente da maioria das máquinas similares, a lula robótica nada em ser presa a cabos.
A lula robótica carrega sua própria fonte de energia e impulsiona-se a partir de jatos de água, sendo ideal para a exploração subaquática.
"Essencialmente, recriamos todos os recursos-chave que as lulas usam para nadar em alta velocidade", disse, em nota, Michael T. Tolley, um dos autores-sênior do artigo, publicado na revista científica Bioinspiration and Biomimetics.
O robô é feito, principalmente, de materiais macios, como polímero acrílico, com algumas peças rígidas, impressas em 3D e cortadas a laser.
Propulsão
A equipe optou por um robô leve para não danificar os peixes e corais que vivem no fundo do mar. E também usaram a propulsão a jato. O robô-lula leva um volume de água para o corpo enquanto armazena energia elástica em sua pele e costelas flexíveis e depois libera essa energia comprimindo seu corpo e gera um jato de água suficiente para se locomover entre 18 e 32 centímetros por segundo.
Palavras-chave