MENU

BUSCA

Número de mortos em colisão de trens na Espanha sobe para 39; há 123 feridos

O trem noturno que fazia a rota Málaga-Madri saiu dos trilhos e colidiu com uma composição que viajava de Madri para Huelva

Redação O Liberal com informações da AE

Um trem de alta velocidade descarrilou no sul da Espanha neste domingo, 18, invadindo a via oposta e atingindo outra composição que vinha em sentido contrário. O acidente deixou ao menos 39 mortos e 123 feridos, conforme informações de autoridades locais.


Antonio Sanz, conselheiro de saúde da região da Andaluzia, onde ocorreu a colisão, afirmou que as autoridades temem que o número de mortos possa aumentar ainda mais.

A operadora ferroviária espanhola Adif informou que o trem noturno que fazia a rota Málaga-Madri saiu dos trilhos e colidiu com uma composição que viajava de Madri para Huelva, outra cidade do sul da Espanha.

Detalhes da colisão e equipes de resgate

Duas autoridades da Guarda Civil confirmaram o número de mortos à Associated Press. Eles falaram sob condição de anonimato, conforme as normas da corporação.

Os serviços de emergência da Andaluzia, região do acidente, informaram o registro de 25 feridos graves. A chefe da Proteção Civil regional, María Belén Moya Rojas, disse ao Canal Sur que o acidente aconteceu em uma área de difícil acesso.

Moradores locais levaram cobertores e água ao local para ajudar as vítimas, relatou Rojas. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, expressou solidariedade em uma postagem no X, afirmando acompanhar as "notícias terríveis" vindas de Córdoba.

A ADIF informou que os serviços ferroviários entre Madri e as cidades da Andaluzia não irão operar nesta segunda-feira, 19.

Com informações da Associated Press