MENU

BUSCA

Maduro antecipa Natal na Venezuela para 1º de outubro

Comemorações natalinas serão iniciadas três meses antes, em meio a tensões com os Estados Unidos

Redação O Liberal

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta segunda-feira (8) que o Natal no país será celebrado a partir de 1º de outubro. Esta é a segunda vez consecutiva que o governo decide antecipar as festas. O anúncio foi feito durante o programa semanal transmitido pela emissora estatal VTV, que começou com música natalina.Segundo Maduro, a medida busca atender ao desejo dos venezuelanos, que, nas palavras dele, "estão constantemente em busca de felicidade".

VEJA MAIS

Ministro de Maduro acusa EUA de usar IA em vídeo sobre ataque a barco venezuelano
Donald Trump, anunciou o ataque nesta terça-feira em uma coletiva de imprensa na Casa Branca.

Maduro pede diálogo a Trump para evitar conflito entre Venezuela e EUA
Vestido com uniforme militar, Maduro supervisionou uma cerimônia em que ordenou a mobilização de milícias civis e afirmou que haveria uma "luta armada" em caso de ataque.

A decisão ocorre em meio ao aumento das tensões entre os Estados Unidos e a Venezuela. De acordo com a agência Reuters, oito navios da Marinha norte-americana foram deslocados para áreas próximas ao território venezuelano — sete no Caribe e um no Oceano Pacífico. O governo dos EUA afirma que a operação faz parte do combate ao narcoterrorismo.

Antecipação do Natal já foi adotada em outros anos

Em 2024, o governo também decretou o início do Natal em 1º de outubro. Naquele período, analistas interpretaram a medida como uma tentativa de desviar a atenção da prisão de opositores que questionavam o resultado das eleições presidenciais. Maduro já havia adotado a antecipação em outras ocasiões: em 2020, durante a pandemia de covid-19, e em 2013, ano em que assumiu a presidência.