MENU

BUSCA

Macron sinaliza apoio da França sobre acordo EUA-Irã, e Trump reafirma abertura de Ormuz

Em comentários para repórteres, Trump afirmou que o Estreito de Ormuz está parcialmente aberto e será aberto completamente na sexta-feira, quando o pacto está para ser firmado oficialmente, na Suíça

Estadão Conteúdo

O presidente da França, Emmanuel Macron, sinalizou o apoio de Paris ao acordo provisório de paz entre os EUA e o Irã para encerrar a guerra no Oriente Médio e reabrir o Estreito de Ormuz, ao receber seu homólogo norte-americano, Donald Trump, para a reunião do G7, que acontece em território francês.

Em comentários para repórteres, Trump afirmou que o Estreito de Ormuz está parcialmente aberto e será aberto completamente na sexta-feira, quando o pacto está para ser firmado oficialmente, na Suíça.

Segundo o mandatário norte-americano, o "pedágio" na importante rota marítima ficará isento de cobrança por pelo menos 60 dias e haverá um "policiamento rigoroso" sobre Teerã e relação às armas nucleares.

VEJA MAIS

[[(standard.Article) Ibovespa sobe com acordo EUA-Irã, mas queda do petróleo dificulta manter os 174 mil pontos]]

Durigan: Lula deve mandar uma carta ou ligar para Trump sobre tarifas
O ministro repetiu que o Brasil tem déficit comercial com os Estados Unidos, o que elimina argumentos econômicos para a imposição de tarifas gerais

"Os preços do petróleo estão em queda livre e o mercado acionário está subindo", celebrou Trump. "Acho que o texto do memorando de entendimento com o Irã será divulgado em breve. Vou divulgar o documento algum tempo depois de sexta-feira", acrescentou, ao pontuar que nenhum dólar dos fundos iranianos foi liberado até o momento.

Para o presidente norte-americano, o alívio das sanções de Washington no acordo com o Irã "é uma questão comportamental" e que os EUA desejam resolver a questão do Líbano.

Trump destacou que o acordo com o Irã deve trazer "muito sucesso" e agradeceu a cooperação de Macron no diálogo. Na ocasião, o francês disse que as Forças Armadas estão prontas para ajudar em Ormuz, se os EUA aceitarem a oferta.

"Agora estamos focados na relação Ucrânia-Rússia. Tivemos boas conversas com o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, e da Rússia, Vladimir Putin", mencionou Trump.