MENU

BUSCA

Macron quer sediar reunião do G7 em Paris para debater sobre a Groenlândia, afirma Trump

No encontro, estariam presentes ainda ucranianos, dinamarqueses, sírios e russos

Estadão Conteúdo

O presidente dos EUA, Donald Trump, publicou, na madrugada desta terça-feira, 20, uma mensagem privada enviada pelo presidente Emmanuel Macron, onde o francês se oferece para organizar uma cúpula do G7 na quinta-feira, 22, em Paris, para debater a questão da Groenlândia. A informação foi confirmada pela assessoria do presidente francês.

VEJA MAIS 

Rússia não parece buscar a paz; UE está com os ucranianos, diz Von der Leyen em Davos

UE está 'completamente comprometida' com segurança no Ártico, diz von der Leyen em Davos
Von der Leyen ainda afirmou que os europeus estão trabalhando em grande aumento de investimentos europeus na Groenlândia

No encontro, estariam presentes ainda ucranianos, dinamarqueses, sírios e russos. A reunião aconteceria após a cúpula em Davos, anunciada pelo mais cedo também pelo americano, que deve contar com a presença de representantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Na mensagem, Macron afirma que "não entende" a atitude de Trump em relação ao território, que o republicano tenta comprar. "Estamos totalmente alinhados sobre a Síria. Podemos fazer grandes coisas em relação ao Irã. Vamos tentar construir grandes coisas", escreveu o francês.

Macron finaliza a mensagem convidando Trump para um jantar em Paris no mesmo dia, antes do retorno do presidente aos Estados Unidos.