Iniciativa constrói casas baratas e resistentes usando grão de café
Cada construção tem o custo de 4,5 mil dólares, o equivalente a cerca de 25 mil reais.
A Colômbia é conhecida pelo seu café, e, aproveitando a produção recorde, uma construtora aproveitou as cascas do grão para produzir casas para a população de baica renda. O resultado é o material de construção leve, barato e resistente.
Cada construção tem o custo de 4,5 mil dólares, o equivalente a cerca de 25 mil reais.
Antes de investir na casca de café, a empresa testou materiais como fibra de arroz, folhas de palmeira, serragem e plástico reciclado. A preferência pelo grão se deu por conta da quantidade, por ser resistente ao fogo e repelente de insetos.
“Vimos que havia uma grande necessidade de um sistema de construção leve para habitação e salas de aula em locais rurais e isolados, onde os sistemas de construção tradicionais não podem ser usados - como tijolos, cimento e concreto”, disse Alejandro Franco, CEO da Woodpecke.
As casas são vendidas em kits pré-fabricados que podem ser transportados em pequenos barcos, helicópteros, entre outros.
Nos kits, vêm estruturas de aço leves, para o encaixe, e placas de casca de café, que são fixadas sem a necessidade de pregos ou parafusos,
As casas de casca de café já atenderam a ilha de Providence, quando o furacão Iota chegou na Colômbia, com categoria 5, e devastou a região. Mais de mil casas foram destruídas. A empresa doou duas casas para o exército atender a comunidade.
“O sistema funcionou perfeitamente considerando que não havia fornecimento de energia, o solo estava lamacento, o aeroporto danificado, sem comida… todos os problemas que você possa imaginar”, explicou Alejandro.
A partir desse “teste”, a iniciativa ganhou corpo. “Achamos que nossas casas são uma excelente solução para a crise imobiliária”, concluiu o empresário.
Palavras-chave