MENU

BUSCA

Brics Brasil: Lula reitera pedido de reforma do conselho de Segurança da ONU

Presidente manifestou a necessidade de "transformar completamente" o conselho para torná-lo mais legítimo

Estadão Conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu novamente a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), em seu discurso de abertura da Cúpula dos Brics, que ocorre no Rio de Janeiro. O presidente defendeu que é necessário "transformar completamente" o conselho para torná-lo mais legítimo, representativo, eficaz e democrático ao incluir novos membros permanentes da Ásia, África, América Latina e Caribe.

Lula critica ações no Oriente Médio em discurso de abertura na Cúpula dos Brics
Presidente disse que "não é possível permanecer indiferente ao genocídio praticado por Israel em Gaza"

Lula faz foto de família com representantes do Brics na Cúpula de Líderes
Presidente brasileiro recebeu nesta manhã os chefes de estado dos países do bloco

"É mais do que uma questão de justiça. É garantir a sobrevivência da própria ONU", afirmou, acrescentando que a organização enfrenta uma "crise de confiança". "Se a governança internacional não reflete a nova realidade multipolar do século XXI, cabe ao BRICS contribuir para sua atualização. Podemos lançar as bases de uma governança revigorada."

Lula alegou que o vazio de crises globais não-solucionadas criou um "terreno fértil" para o terrorismo e que "a ideologia do ódio não pode ser associada a nenhuma religião ou nacionalidade" em específico.

Contudo, o presidente reconheceu que "nem tudo foi um fracasso" nas oito décadas de funcionamento das Nações Unidas, classificando a organização como "central" para o processo de descolonização, promoção da paz, estabilidade e mediação de conflitos.

A sessão de abertura teve como tema "Paz e Segurança e Reforma da Governança Global".