MENU

BUSCA

Ataque a grupo estrangeiro de ajuda humanitária deixa dezenas de feridos

Militantes do Taliban assumiram a autoria dos tiros e explosões

Reuters

Forças de segurança afegãs trocaram disparos com homens armados que usaram um carro-bomba para invadir o complexo de um grupo humanitário internacional em Cabul nesta quarta-feira, ferindo ao menos duas dezenas de pessoas, disseram autoridades.

Militantes do Taliban assumiram a autoria do ataque no terceiro dia do mês muçulmano sagrado do Ramadã, que visou a unidade da organização sem fins lucrativos Counterpart International em Shahr Naw, área de alto padrão da capital.

Tiros e explosões foram ouvidos quando as forças especiais, apoiadas por assessores de forças estrangeiras, cercaram o local e confrontaram os agressores, criando um impasse. Autoridades isolaram a área e enviaram ambulâncias e caminhões da polícia.

O porta-voz do Ministério do Interior, Nasrat Rahimi, disse que ao menos 80 funcionários do grupo humanitário foram resgatados e que as forças de segurança estavam liberando os edifícios.

"Dois andares do edifício foram liberados e, para evitar baixas civis, a operação está sendo realizada com cautela", disse Rahimi.

Ao menos nove feridos foram hospitalizados, disse o porta-voz do Ministério da Saúde, Wahidullah Mayar, e autoridades do Hospital de Emergências da cidade disseram ter recebido 15 feridos.

Representantes do Counterpart International, que tem sede nos Estados Unidos e opera no Afeganistão desde 2005, não estavam disponíveis de imediato para comentar.

O porta-voz do Taliban, Zabihullah Mujahid, assumiu a responsabilidade pelo ataque, dizendo que o grupo humanitário estava trabalhando estreitamento com departamentos do governo e promovendo mulheres, o que o Taliban rejeita.

Palavras-chave