MENU

BUSCA

Após meses de visão embaçada, homem descobre verme vivo no olho; entenda

Exames revelarem parasita ligado ao consumo de carnes cruas como responsável pela inflamação ocular

Hannah Franco

Um homem de 35 anos, na Índia, passou oito meses convivendo com visão embaçada e vermelhidão no olho esquerdo sem imaginar a real causa do problema. Após procurar atendimento médico, os exames revelaram uma situação rara: havia um verme vivo dentro do globo ocular.

Segundo artigo publicado em 9 de agosto no New England Journal of Medicine, o paciente apresentava também panuveíte, inflamação que atinge diferentes camadas do olho. O globo ocular estava avermelhado, a pupila dilatada e fixa, e a acuidade visual havia caído para 20/80.

VEJA MAIS

Cachorro com muita remela nos olhos é grave? Veja causas e dicas de como cuidar e limpar
Embora seja comum ver um pouco de remela nos olhos dos cães, quantidades excessivas ou mudanças na cor e consistência da secreção podem indicar problemas de saúde

[[(standard.Article) Andressa Urach muda cor dos olhos com cirurgia na Europa e revela resultado nas redes sociais]]

Durante o exame detalhado, os médicos identificaram o parasita se movendo no chamado “segmento posterior” — região interna e mais profunda do olho. Para preservar a visão, os médicos realizaram uma cirurgia chamada vitrectomia pars plana, que retira o humor vítreo (substância gelatinosa dentro do olho) e possibilitou a remoção do verme.

Após o procedimento, o homem recebeu tratamento com glicocorticoides orais e oculares. O quadro apresentou melhora em oito semanas, mas o desenvolvimento de catarata limitou a recuperação da visão a 20/40.

O que é a gnatostomíase ocular?

A gnatostomíase ocular é uma doença parasitária causada pela infecção por vermes do gênero Gnathostoma. Embora rara em humanos, é mais frequente em países da Ásia, como Tailândia, e também no México, onde o consumo de alimentos crus ou malcozidos é comum. A infecção ocorre pela ingestão de larvas presentes em carnes contaminadas, como:

  • peixes;
  • frango;
  • répteis;
  • anfíbios.

Em situações excepcionais, as larvas migram para o olho, provocando inflamação intensa e risco de danos permanentes à visão.

Principais sintomas

Entre os sinais mais comuns da gnatostomíase ocular estão:

  • visão embaçada;
  • vermelhidão e dor ocular;
  • percepção de movimento dentro do olho, em alguns casos.

Mesmo após a retirada do parasita, podem surgir complicações, como catarata e perda parcial da visão. A gnatostomíase é considerada uma zoonose, ou seja, doença transmitida de animais para humanos.

Apesar da baixa incidência, o caso registrado na Índia reforça o alerta sobre os riscos do consumo de carnes e peixes crus em regiões onde o parasita circula.