MENU

BUSCA

Montadoras alemãs buscam acelerar esforços para direção autônoma com Google liderando disputa

Empresas estão em uma corrida para desenvolver robotáxis autônomos desde 2012

Reuters

As maiores montadoras da Alemanha, incluindo BMW e Volkswagen, estão buscando acelerar o desenvolvimento da próxima geração de carros autônomos, podendo até trabalhar juntas para isso, conforme o Google avança com planos de produzir esses veículos.

Montadoras e empresas de tecnologia estão em uma corrida para desenvolver robotáxis autônomos desde 2012, quando o Google revelou um carro de direção autônoma.

A BMW anunciou um pacto de desenvolvimento com o grupo de tecnologia Mobileye em 2016, enquanto a Daimler firmou uma aliança com a fornecedora de autopeças Bosch em 2017.

Os carros de primeira geração da BMW e da Daimler começarão a surgir após 2020/21 usando computadores e mapas de alta definição para navegar dentro de uma zona geográfica pré-definida como uma autoestrada.

Mas a unidade Waymo, do Google, anunciou nesta semana planos para produção em massa de carros autônomos, trazendo urgência aos planos de montadoras alemãs para encontrarem formas de acelerar o desenvolvimento dos veículos de segunda geração, disse ima fonte de uma fabricante de automóveis à Reuters.

"Há conversas entre vários participantes sobre de onde vêm os recursos para desenvolver a próxima geração de veículos autônomos", afirmou a fonte nesta quarta-feira.

"O empenho para direção autônoma não será suficiente para nos levar ao nível 5", disse uma segunda fonte, referindo-se ao nível mais elevado de automação de veículos.

O presidente-executivo da Volkswagen, Herbert Diess, disse em novembro do ano passado que a Waymo tinha uma vantagem de um a dois anos no desenvolvimento de tecnologia de direção autônoma, dado que vem testando há uma década e já percorreu milhares de milhas.

Há ainda o consórcio liderado pela BMW, que inclui Intel, Mobileye, Magna, Fiat Chrysler e as fornecedoras de autopeças Delphi e Continental. Nesta quarta-feira, a BMW reiterou que está aberta a ampliar o consórcio.

"Conforme enfatizamos no passado, há interesse de outras companhias em uma cooperação. Conforme habitual, não comentamos sobre isso em público e não podemos comentar especulação de mercado ou mídia", disse o porta-voz da BMW.

A Volkswagen afirmou estar disposta a aprofundar alianças em direção autônoma, incluindo com a Ford e a Waymo, enfatizando que está procurando novos parceiros.

O Liberal