MENU

BUSCA

Ideias criativas para reaproveitamento dos resíduos sólidos encerram o Mobiliza Live Summit

Debate com Paulo Pinho e Melquisedec Negrão Jr. apresentou soluções criativas nas áreas econômica e social

Caio Oliveira

Encerrando o Liberal Mobiliza Live Summit, o debate final contou com a participação popular no tema "Como a sociedade pode contribuir para o descarte correto e reaproveitamento dos resíduos"

No debate, participaram Paulo Pinho, Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos e doutor pela Universidade de São Paulo (USP) Paulo também é formado no programa de Ciências Ambientais (PROCAM) e especialista em Engenharia do Controle da Poluição ambiental da Faculdade de Saúde Pública FSP/USP.

Já Melquisedec Negrão Jr. é fundador e CEO da Madtech Indústria de Impacto, cursando Engenharia de Bioprocessos na Universidade Federal do Pará (UFPA) e estudando administração. Ele ainda é embaixador da Brazil Conference na Universidade de Harvard e no MIT e embaixador da juventude - ONU.

"Na minha opinião, temos que começar 'ontem' a separar os resíduos encaminhar paras cada uma das 18 cooperativas de reciclagem de Belém. Mas ainda assim, infelizmente,  sobra os resíduos orgânicos. Contudo, grandes geradores, como shoppings, restaurantes, feiras e mercados, deveriam ter um container de material orgânico, que serviria para fazer composto orgânico", comenta Paulo Pinho, que apresentou essa solução para diminuir o que é destinado ao aterro sanitário.

Outra solução para o problema dos resíduos foi apresentada por  Melquisedec Negrão, que através de sua empresa, a Madtech, encontrou um jeito de cooperar com catadores, grandes indústrias e ainda ajudar o meio ambiente, com uma solução criativa para o reaproveitamento dos resíduos sólidos.

"Temos indústrias e empresas que tem uma quantidade de resíduos muito grande e precisam dar um destino para isso. Na Madtech, temos uma tecnologia que pode agregar parte do resíduo que é produzido. As indústrias chegam com a gente e pedem que façamos a transformação desse material, então junto com catadores, adquirimos o material deles com preço justo e, juntando os resíduos plásticos das associações e cooperativas com os das indústrias, a gente faz a madeira biossintética, que é inserida depois no ciclo produtivo das indústrias, sendo reaproveitado", explica Melquisedec.

Live Summit