Liberal Mobiliza: Aterros sanitários contribuem com a redução da contaminação do solo e da água

Parceira do projeto, Norte Energia já implementou aterros nos municípios de Brasil Novo, Altamira e Vitória do Xingu

Redação Integrada

Com a finalidade de estimular a responsabilidade socioambiental, incentivar o debate sobre coleta seletiva e descarte de resíduos sólidos, o Grupo Liberal realiza, na próxima sexta-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, o “Liberal Mobiliza Live Summit: Resíduos Sólidos”, em formato totalmente digital. A ação contará com a participação de diversos especialistas, autoridades e gestores para discutir as melhores soluções para a gestão do lixo urbano de Belém, Ananindeua e Marituba.

Em 2021, o aterro sanitário instalado em Marituba, que também recebe os descartes de Belém e Ananindeua, vai encerrar suas atividades. Por isso, debater propostas, pensar em alternativas e propor soluções e projetos ambientalmente sustentáveis para o descarte de lixo é uma responsabilidade de toda a sociedade. Pensando isso, o Grupo Liberal, com patrocínio da Prefeitura de Belém e apoio das empresas Norte Energia e Guamá Tratamento de Resíduos, idealizou o projeto Liberal Mobiliza, que reúne boas ideias, exemplos e práticas possíveis de serem aplicadas no dia a dia que ajudam a difundir a conscientização ambiental.

Participe do Live Summit enviando sua pergunta ou comentário usando a hashtag #liberalmobiliza nas redes sociais ou interagindo no chat ao vivo em nossos canais no YouTube e Facebok. O evento começo às 14h.

Parceira do projeto, a Norte Energia tem mostrado que é possível todo o processo de descarte de resíduo, visando eliminar o uso de antigos lixões na região implantando aterros sanitários que contribuem com a redução na contaminação do solo, da água, e também ajudam a diminuir a emissão de gases e de vetores de doenças. A superintendente de Comunicação da Norte Energia, Luciana Soares, destacou a importância de focar na sustentabilidade. “Assim como no projeto Mobiliza, as questões de sustentabilidade são prioritárias para a Norte Energia no desenvolvimento de ações junto às comunidades da região onde está instalada a Usina Hidrelétrica Belo Monte. Um exemplo concreto é o sistema de saneamento que conta com mais de 500 quilômetros de redes de água e esgoto, aterros sanitários e remediação de lixão a céu aberto, com os quais a empresa, por meio do licenciamento ambiental do empreendimento, contribuiu para a melhoria da qualidade de vida da população local”.

Brasil Novo, Altamira e Vitória do Xingu já contam com aterros sanitários 

Desde o início da construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte, a Norte Energia, empresa responsável pelo empreendimento, vem fazendo importantes contribuições para o desenvolvimento sustentável dos municípios próximos à usina. Dentre elas, a implantação de aterros sanitários para eliminar o uso de antigos lixões na região. Os investimentos na construção de aterros sanitários nos quatro municípios influenciados pela UHE Belo Monte ultrapassam 30 milhões de reais.

Os municípios de Brasil Novo, Altamira e Vitória do Xingu já contam com a implantação de aterros sanitários. Neste ano também será implantando um novo aterro na cidade de Anapu, possibilitando a destinação adequada ao lixo produzido por uma população de cerca de 28 mil habitantes. Em Anapu, está prevista a entrega de itens como esteira de triagem e de elevação; prensa hidráulica; lavadora de alta pressão; balança rodoviária; caminhão coletor de lixo; trator de esteira e pá carregadeira.

O aterro implantado pela Norte Energia segue os melhores padrões estabelecidos pela legislação e conta com infraestrutura completa, o que inclui galpão para triagem dos resíduos, guarita, lava jato e duas valas, sendo uma para lixo doméstico e outra para lixo hospitalar, além de veículos e equipamentos específicos para a atividade. Com investimentos na ordem de R$ 36 milhões, a construção dos aterros sanitários era uma das ações previstas no licenciamento ambiental de Belo Monte.

População tem acesso a saneamento básico

A parceria com empreendimentos privados que se instalam na região e passam pelo processo de licenciamento ambiental também pode contribuir com a adequação dos municípios à Política Nacional de Resíduos Sólidos. A construção da infraestrutura para a destinação final dos resíduos sólidos foi uma das medidas realizadas pela empresa em contrapartida à instalação do empreendimento, e integrou o Projeto Básico Ambiental (PBA) de Belo Monte. Com 117 programas e projetos socioambientais para minimizar ou compensar a interferência da instalação da Usina na região, Belo Monte trouxe outra importante conquista para Altamira, cidade polo da região: saneamento básico.

A Norte Energia implantou um sistema de coleta e tratamento de esgoto e ampliou o sistema de captação e abastecimento de água, além de ter construído mais de 500 quilômetros de redes de saneamento e realizado cerca de 18 mil ligações intradomiciliares. Com essas obras, o percentual da população atendida pelo serviço de coleta de esgoto passou de zero para 92%, e o acesso à água tratada na cidade passou de 13% para 92% da população.

Responsabilidade social é o legado

Nos municípios próximos à Usina Hidrelétrica Belo Monte, a parceria com a empresa Norte Energia, responsável pela construção e operação do empreendimento, gerou frutos positivos. O investimento na área socioambiental impressiona: cerca de R$ 6,3 bilhões, revertidos em mais de cinco mil ações executadas em cinco municípios vizinhos ao empreendimento.

Dentre todas essas ações, o trabalho incluiu, ainda nos primeiros anos de implantação de Belo Monte, o fortalecimento da gestão municipal para atendimento à legislação ambiental, por meio da implantação de aterros sanitários e de política municipais de resíduos sólidos, iniciativas que tiveram como objetivo contribuir para que os municípios trilhassem um caminho mais sustentável.

Mas nada disso seria viável sem o esforço voltado à educação ambiental das comunidades que ali vivem. E um dos grandes méritos de Belo Monte foi a criação do Centro Regional de Educação Ambiental do Xingu (CREAX), que hoje é uma organização independente e parceira da Norte Energia em ações tanto no âmbito do licenciamento ambiental da Usina como por meio do projeto de responsabilidade social da empresa, chamado Belo Monte Comunidade.

Além de gerar energia limpa e assim contribuir com a segurança do Sistema Interligado Nacional que abastece milhões de brasileiros em todas as regiões, a empreendedora de Belo Monte realiza há quase 10 anos ações que conservam, desenvolvem e valorizam a região do Xingu, onde está implantada a maior hidrelétrica 100% nacional. "Contar com uma estrutura adequada para a destinação dos resíduos traz diversos benefícios para uma localidade", explica o engenheiro ambiental Bruno Bahiana, que integra a área de projetos socioambientais da Norte Energia.

"Somente no ano passado, a Norte Energia realizou 197 atividades de educação ambiental, que reuniram 10.463 participantes dos cinco municípios influenciados diretamente pela Usina, o que representa um legado de educação ambiental para a região", destaca o engenheiro ambiental Diego Xavier, supervisor de campo da Norte Energia.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Liberal Mobiliza
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!