CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Usina de Belo Monte trouxe benefícios para municípios da região

Valéria Nascimento
fonte

A parceria com empreendimentos privados que se instalam na região e passam pelo processo de licenciamento ambiental também pode contribuir com a adequação dos municípios à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Exemplo disso foram os aterros sanitários construídos pela Norte Energia, empresa responsável pela Usina Hidrelétrica Belo Monte, em quatro municípios da região sudoeste do Estado – Altamira, Vitória do Xingu, Brasil Novo e Anapu. 

A construção da infraestrutura para a destinação final dos resíduos sólidos foi uma das medidas realizadas pela empresa em contrapartida à instalação do empreendimento, e integrou o Projeto Básico Ambiental (PBA) de Belo Monte. Com 117 programas e projetos socioambientais para minimizar ou compensar a interferência da instalação da Usina na região, Belo Monte trouxe outra importante conquista para Altamira, cidade polo da região: saneamento básico. 

A Norte Energia implantou um sistema de coleta e tratamento de esgoto e ampliou o sistema de captação e abastecimento de água, além de ter construído mais de 500 quilômetros de redes de saneamento e realizado cerca de 18 mil ligações intradomiciliares. Com essas obras, o percentual da população atendida pelo serviço de coleta de esgoto passou de zero para 92%, e o acesso à água tratada na cidade passou de 13% para 92% da população.

image
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Notícias
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!