CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ações socioambientais ajudam região do Xingu

Valéria Nascimento
fonte

Nos municípios próximos à Usina Hidrelétrica Belo Monte, a parceria com a empresa Norte Energia, responsável pela construção e operação do empreendimento, gerou frutos positivos. Somente no âmbito do licenciamento ambiental da hidrelétrica instalada do rio Xingu, mais de 117 programas e projetos socioambientais foram desenvolvidos para fomentar o desenvolvimento sustentável da região e minimizar ou compensar a interferência da instalação da Usina.

O investimento na área socioambiental impressiona: cerca de R$ 6,3 bilhões, revertidos em mais de cinco mil ações executadas em cinco municípios vizinhos ao empreendimento.

Dentre todas essas ações, o trabalho incluiu, ainda nos primeiros anos de implantação de Belo Monte, o fortalecimento da gestão municipal para atendimento à legislação ambiental, por meio da implantação de aterros sanitários e de política municipais de resíduos sólidos, iniciativas que tiveram como objetivo contribuir para que os municípios trilhassem um caminho mais sustentável.

Mas nada disso seria viável sem o esforço voltado à educação ambiental das comunidades que ali vivem. E um dos grandes méritos de Belo Monte foi a criação do Centro Regional de Educação Ambiental do Xingu (CREAX), que hoje é uma organização independente e parceira da Norte Energia em ações tanto no âmbito do licenciamento ambiental da Usina como por meio do projeto de responsabilidade social da empresa, chamado Belo Monte Comunidade.

image
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Notícias
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!