MENU

BUSCA

Marinha resgata tripulante enfermo de navio mercante filipino

Médicos do Hospital Naval de Belém suspeitaram de apendicite e Força Aérea Brasileira foi acionada para ajudar no resgate

REDAÇÃO INTEGRADA

Durante os dias 27 e 28 de dezembro, o Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (Salvamar), do Comando do 4° Distrito Naval, sediado em Belém, auxiliou no resgate de um tripulante enfermo do navio filipino "Condor Trader". Devido ao quadro de saúde do tripulante, o navio estrangeiro, que ia em direção ao Porto de Santos em São Paulo, teve de modificar sua rota original e se aproximar de Belém. O quadro do enfermo é estável.

Em 27 de dezembro, o comando do "Condor Trader" contactou a Marinha do Brasil para auxiliá-lo na situação onde um de seus tripulantes, de 28 anos, queixáva-se de intensas dores abdominais. Através de informações passadas por telefone, os médicos do Hospital Naval de Belém suspeitaram que o tripulante estava com apendicite e logo acionaram o Salvamar. Devido à gravidade do caso, o serviço solicitou apoio do Comando de Operações Aeroespaciais da Força Aérea Brasileira. No dia 28, uma aeronave tripulada por uma equipe especial resgatou o filipino e o transportou à base da Força Aérea Brasileira conhecida como "Ala 9", aonde uma ambulância particular o esperava para encaminhá-lo até um hospital competente.

O Serviço de Busca e Salvamento é uma ala da Marinha do Brasil responsável pelos salvamentos de pessoas em perigo no mar. Seus integrantes são treinados especialmente para resgates desse tipo e estão sempre estrategicamente posicionados para atender quaisquer pedidos de socorro marítimo, oriundos dos sistemas de comunicação marítima ou do serviço telefônio de número 185. As equipes, que se mantém em alerta 24h por dia, dispõem de navios, aeronaves e mergulhadores da Marinha do Brasil. Além dessa frota militar, o Salvamar também conta com o auxílio de diversas entidades privadas e públicas que disponibilizam ao Serviço suas equipes e embarcações.

 

O Liberal