Marabaense começa a semana sem ônibus nas ruas
Empresa concessionária estaria sem recursos sequer para abastecer os veículos que prestam serviço na cidade

Usuários do sistema público de transporte de Marabá, no sudeste do Estado, tiveram uma manhã difícil nessa segunda-feira (28). Quem precisou de ônibus para se deslocar na cidade se deparou com a mais absoluta escassez de veículos.
O entregador Jefferson Milhomem desistiu de esperar por algum coletivo para chegar na distribuidora de gás onde trabalha. "Pedi ajuda para um vizinho que, por sorte, vinha aqui para perto e me deixou a duas esquinas daqui", contou. Já a personal trainer Eliz Mota precisou reorganizar seus horários por conta do problema. "Tive que remarcar com dois alunos que tinham treino agora pela manhã. Sem ônibus, eu não conseguiria chegar a tempo de atender".
VEJA MAIS
O que a princípio especulou-se tratar de uma paralisação de trabalhadores da empresa concessionária do serviço, mais tarde se justificou com uma 'pane seca' dos ônibus. Segundo apurou o portal Correio de Carajás, a Integração, empresa responsável pelo transporte coletivo na cidade, estaria sem recursos para abastecer os veículos.
A situação de hoje expôs mais uma face da precariedade do serviço de ônibus em Marabá. Nos últimos anos, a população tem sofrido com toda sorte de percalços para contar com o sistema de transporte público, que conta ainda com mototaxis e táxis lotação como serviços complementares. Em 2020, por exemplo, a concessionária anterior chegou a abandonar o contrato, alegando não ter condições financeiras favoráveis para seguir operando e deixando o trabalhador marabaense largado à própria sorte.
O presidente do Conselho Municipal de Transporte, Jair Barata, contou que a empresa Integração tem sido notificada sobre a precariedade na prestação do serviço. No entanto, explicou que a concessionária espera pela entrega do terminal de integração de passageiros para conseguir operar de forma a tornar os custos mais eficientes. “Se Deus quiser, logo logo teremos o transporte público de qualidade para atender a nossa população tão sofrida e esperançosa por dias melhores”, declarou.
De acordo com informações divulgadas recentemente pela Prefeitura de Marabá, as obras do terminal de integração estão 73% concluídas. A estrutura está localizada na Avenida VP6, na Nova Marabá, e começou a ser construída há cerca de quatro anos, com um custo estimado em R$ 4,5 milhões. A reportagem tenta contato com representantes da empresa Integração, mas até a conclusão desta reportagem não teve sucesso.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA