Festival Itália Mia: Exposição em Belém terá réplicas do acervo do Museu do Marajó

Mostra também exalta as contribuições do padre italiano Giovanni Gallo para a preservação da memória marajoara

Dayane Baía | Especial para O Liberal
fonte

Exposição Giovanni Gallo & Museu do Marajó, nos dias dias 3, 4 e 5 de novembro, na Estação das Docas, em Belém, é um dos destaques da segunda edição do Festival Itália Mia. O evento valoriza o intercâmbio cultural entre a Itália e o Pará, realizado pelo Grupo Liberal com patrocínio da Embaixada da Itália no Brasil e apoio institucional do Governo do Pará. 

Este ano, o padre Giovanni Gallo é a personalidade homenageada diante dos inegáveis destaques de sua trajetória que liga o país italiano ao Pará. A mostra trará um corredor expositivo com a linha do tempo e destaques da contribuição do religioso que, desde a década de 1970, não mediu esforços em prol da preservação da memória marajoara, no município de Cachoeira do Arari.

VEJA MAIS

image 2ª edição do Festival Itália Mia homenageia padre Giovanni Gallo
Evento será realizado na Estação das Docas nos dias 3, 4 e 5 de novembro e reunirá gastronomia, arte e cultura, evidenciando a conexão entre Itália e Pará

image Itália Mia: 2ª edição do Festival de Cinema Italiano vem aí
Filmes clássicos, novos e indicados ao Oscar serão exibidos gratuitamente na programação oficial do Itália Mia

image Giovanni Gallo é naturalizado brasileiro e viveu no Marajó a partir dos anos 1970 (Acervo pessoal)

Com uma iniciativa pioneira na museologia amazônica, o sacerdote reuniu peças, objetos e, principalmente, ecoou vozes dos cidadãos marajoaras de forma a catalogar elementos sobre a vida no arquipélago. “Teremos um recorte do Museu do Marajó com réplicas dos computadores caipiras criados pelo Padre Giovanni, por exemplo. A exposição é voltada para todos os públicos, inclusive o infantil, por conter elementos lúdicos e interativos”, adianta Rosângela Maiorana, vice-presidente do Grupo Liberal e vice-cônsul honorária da Itália no Pará.

image Peças possibilitam interatividade dos visitantes como estímulo ao conhecimento (Divulgação)

A exposição terá um dos mastros utilizados na tradicional Festividade do Glorioso São Sebastião, a maior manifestação cultural da ilha. "Teremos um espaço expositivo que envolverá os visitantes desde a entrada, com a linha do tempo da vida e obra de Giovanni Gallo, a origem do Museu do Marajó e os principais acontecimentos desde a sua fundação.Todos os elementos foram confeccionados pelos montadores originais das peças do Museu, os quais eram amigos e parceiros do padre Gallo", explica Aurélio Oliveira, coordenador do evento e curador da exposição.

“O vice-consulado tem, entre outras atividades, a missão de divulgar a cultura italiana no nosso estado. Com o Itália Mia, nesse segundo ano, esperamos cumprir nosso objetivo oferecendo aos paraenses um espaço onde poderão mergulhar na cultura e gastronomia do país da bota e conhecer as conexões entre italianos e paraenses” - Rosângela Maiorana - vice-presidente do Grupo Liberal e vice-cônsul honorária da Itália no Pará

Legado histórico e cultural

O Museu do Marajó é um dos pontos turísticos mais importantes do Pará, que possibilita não apenas a valorização de elementos históricos e culturais da região, como também impulsiona o desenvolvimento, infraestrutura e economia para a população local.

image Historiador Diego Bragança de Moura destaca a importância do padre italiano Giovanni Gallo (Arquivo pessoal)

De acordo com o historiador Diego Bragança de Moura, o padre Giovanni Gallo lançou um olhar diferenciado sobre o dia a dia das comunidades, por meio de atividades rotineiras como pesca, extrativismo, pecuária, religião, saberes e fazeres. “Ele mergulha na sociedade e vai atrás da vivência que aquelas pessoas não consideravam de relevância e que estavam em elementos como os cacos da cerâmica marajoara, a rede, o remo, o matapi, o laço e a cela, por exemplo”, comenta o pesquisador.

“Gallo dizia em suas obras que o fato de ser estrangeiro lhe dava a possibilidade de concentrar suas observações naquela sociedade. O Museu já era interativo, o que era bem inovador para a época, permitindo mover e tocar em algumas peças, além da preservação de elementos que precisavam de maior cuidado, como os cacos marajoaras” - Diego Bragança de Moura, historiador.

image Espaço fundado por Giovanni Gallo faz parte do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (Bruno Cecim / Ag. Pará)

O legado de sua história se confunde com a do próprio Museu, que foi reformado e, desde 2022, integra o Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM) da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). A estrutura contém ainda espaços como a fazendola, a casa e o túmulo com restos mortais de Giovanni Gallo.

Quem quiser se aprofundar na história do padre italiano e fazer uma imersão à cultura do país europeu, não pode ficar de fora do Itália Mia. Além da exposição em homenagem a Giovanni Gallo, o evento, que acontece de 3 a 5 de novembro, na Estação das Docas, reúne atrações musicais, dança, cinema e gastronomia. 

Acesse a página oficial do Festival clicando aqui e confira a programação completa. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Italia Mia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!