MENU

BUSCA

Sem limpeza de bueiros, passagem do Guamá vive alagada, denunciam moradores

Casas da área já estariam sendo invadidas diante da falta de manutenção da via

Vitória Reimão

Moradores da passagem Alegre, no trecho entre a rua Augusto Corrêa e a passagem Juriti, no bairro do Guamá, em Belém, reclamam de falhas no serviço de saneamento da área. Desde o ano passado, a via não estaria recebendo a limpeza nos bueiros e, por causa disso, enchentes estariam causando transtornos aos residentes.

"Desde o início da atual gestão municipal, não tivemos mais período de limpeza nos bueiros. Metade da rua vive nas águas, mesmo que não chova, a água não tem por onde passar, porque os bueiros estão entupidos", disse uma moradora que pediu para não ter seu nome revelado.

As famílias reclamam que a área não possui sistema de escoamento e afirmam que, nos períodos chuvosos, a água fica acumulada na via. Como resultado, o asfalto está cedendo e a passagem fica intrafegável para veículos e pedestres. "Não passa carro e a rua fica deserta com risco grande de assalto. A rua fica cheia de dia e de noite. Mesmo que não chova, tem água lá", contou a denunciante anônima.

VEJA MAIS: 

Entulhos causam transtornos em passagem do Jurunas
De acordo com moradores da área, o problema começou há quatro semanas e não foi possível descobrir quem são os causadores do entulho 

Contêineres ocupam calçadas da passagem Bandeirantes, na Sacramenta
Denunciantes afirmam que o problema é recorrente desde o início do ano e que as denúncias feitas à prefeitura ainda não tiveram retorno

Passagem Santana, na Guanabara, apresenta trechos esburacados há cinco meses
As denúncias alegam que a passagem ficou de fora no planejamento de manutenção das vias

Segundo os moradores, a via chegou a ser asfaltada, porém, cerca de dois anos após o serviço, os problemas retornaram, obrigando as famílias a fazer uma coleta para jogar aterro na rua, como uma medida provisória para melhorar o tráfego na via.

"Essa passagem já foi asfaltada, porém não teve manutenção. Antes tinha. De vez em quando, ia um caminhão limpando a via, mas faz tempo que não ninguém faz limpeza. Com isso, dessas fortes chuvas, a água começou a entrar nas casas. Eu tenho para mim que o povo cansou, já marcamos as autoridades em vídeos e imagens nas redes sociais, porém nada é feito", acrescentou a denunciante.

A reportagem encaminhou um pedido de nota para a Secretaria de Saneamento de Belém e aguarda retorno do órgão.

O projeto Eu Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.

(*Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de Camila Moreira, chefe de reportagem de O Liberal)

Eu Repórter