Pacientes denunciam atendimento precário em Unidade de Saúde de Santa Bárbara
O descaso de profissionais além de questões estruturais contribuem para a experiência ruim no local, como dizem os usuários
Usuários relatam descaso e omissão por parte de profissionais que atuam na Unidade Especial de Saúde do município de Santa Bárbara do Pará, na Região Metropolitana de Belém. A unidade fica na rua Miguel Elias, no bairro Centro. De acordo com as denúncias, alguns médicos e enfermeiros não estariam dando o devido atendimento a alguns pacientes.
Uma jovem, que optou por ter a imagem preservada, contou que a mãe passou mal na noite da última sexta-feira (31) e precisou ser levada até a unidade. Ele apresentava sintomas de febre, pressão baixa, tonturas e coloração avermelhada nos dedos das mãos. Chegando ao local, foi orientada a retornar para casa, sem ter passado por exames ou uma avaliação mais assertiva.
A denunciante relatou que pediram para que ambas retornassem sem que a mãe da jovem passasse pelo processo de medição de temperatura e de pressão, tendo apenas a indicação de um medicamento. "Mandaram a gente embora sem nem olhar a minha mãe direito. Só fizeram passar um medicamento sem sequer ouvirem o que tínhamos a dizer", relembrou.
VEJA MAIS
A acompanhante afirmou que só foram dar uma atenção devida à paciente após a filha relatar aos profissionais que a mãe estava ficando com os dedos arroxeados e com sensação de dormência. "Foi aí que decidiram medir a pressão dela, que deu baixa. Mesmo assim, nos orientaram a voltar para a nossa casa, o que é um absurdo!", desabafou.
Em outro relato, um paciente contou que muitas pessoas daquela região vivem em situação de pobreza e que não possuem condições de se deslocarem para outros postos de saúde do local. "Dependemos exclusivamente desse posto e ainda somos tratados dessa forma", afirmou, ao contar que também passou por um atendimento com indícios de descaso.
A jovem que procurou a equipe do Eu Repórter, disse estar chateada com a forma como foi recebida. "Se pudéssemos levar nossos familiares para o hospital particular, certamente iríamos. Mas não temos condições, então é muito difícil ver um parente doente ou até mesmo a gente precisar de ajuda médica e ser tratado com indiferença", contou.
A Redação Integrada do Grupo Liberal solicitou nota para a Prefeitura Municipal de Santa Bárbara e aguarda retorno.
O projeto Eu Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.
(Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Camila Moreira, chefe de reportagem de O Liberal)