MENU

BUSCA

Galhos deixados na avenida Bernardo Sayão, após poda, causam transtornos aos moradores

Serviço teria sido realizado no dia 11 de fevereiro e, até o momento, não há previsão de quando o entulho será retirado da área

Vitória Reimão, com a colaboração do leitor Carlos Alberto

Moradores da avenida Bernardo Sayão, entre as ruas Pariquis e Caripunas, reclamam de um serviço de poda feito no local há cerca de quatro meses. Segundo a denúncia, no dia 11 de fevereiro, uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (Semma) realizou a retirada de galhos de uma árvore no trecho. Após o serviço, entulhos foram deixados na área, dizem os residentes.

De acordo com as informações repassadas, a comunidade vinha solicitando a poda desde 2018, mas apenas em fevereiro que o serviço foi feito. "Eles vieram fazer a poda, só que deixaram todo o entulho aqui, trazendo transtornos, como mosquito, ratos etc. Ainda deixaram na entrada da casa de uma vizinha", contou o administrador e morador da área Carlos Alberto, 40.

VEJA MAIS:

Árvore caída em cima de uma casa preocupa moradores da Sacramenta
Vizinhança teme acidentes pois há pessoas morando no imóvel

Árvore causa transtornos na travessa das Mercês, em São Brás
A castanheira já destelhou um imóvel e pode causar riscos de incêndio em um poste

O denunciante diz que a Semma informou aos moradores que uma equipe iria até o local para verificar a questão do entulho no dia 31 de março, porém, após mais de um mês, nenhum serviço foi realizado. "Eles disseram que uma equipe foi lá para retirar o entulho, mas foram impedidos por 'terceiros', sendo que nós queremos que seja feita a retirada desses galhos. Nós procuramos perguntar aos comerciantes que trabalham na área e todos falaram que nenhuma equipe veio pra cá", pontuou.


Outra reclamação é de que os galhos estão atrapalhando e contribuindo para o aumento de mato nas calçadas. "Agora não temos como fazer a manutenção desse local e mandar cortar o mato. E detalhe, esse terreno é da prefeitura, responsável pelo problema. Então, nós temos que pagar para cortar esse mato, porque se depender deles o mato já estaria passando para os imóveis", contou Carlos.

Por nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) explicou que uma equipe esteve no local e já recolheu a maior parte do material denominado restos de poda de uma castanhola de grande porte. "A Semma irá solicitar o apoio da Semob e da Guarda Municipal para que, até o final semana que vem, retire o material em segurança", comunicou. 

O projeto Eu Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.

(Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de Camila Moreira, chefe de reportagem de O Liberal)

 

Eu Repórter