MENU

BUSCA

Canteiro central da avenida Santarém, na Marambaia, está sujo e sem podagem de árvores, diz denúncia

Morador reclama do mato alto e da falta de manutenção há mais de oito meses

Vitória Reimão, com a colaboração do leitor Vicente Barleta

O morador do bairro da Marambaia, Vicente Barleta, denunciou para a equipe do Eu Repórter a falta de limpeza e podagem das árvores do canteiro central, localizado na avenida Santarém, entre as ruas da Marinha e Cafezal, em Belém. O local, segundo a denúncia, está repleto de mato alto e não possui manutenção há mais de oito meses.


"Isso gera insegurança, pois o mato é muito alto e criminosos podem se esconder. A gente chega em casa e, de repente, após abrir o portão, um criminoso pode nos abordar, sem que a gente perceba. Isso é possível porque o mato está muito elevado e fica nos encobrindo", disse Vicente.

VEJA MAIS:

Árvore causa transtornos na travessa das Mercês, em São Brás
A castanheira já destelhou um imóvel e pode causar riscos de incêndio em um poste

Moradores da Marambaia sofrem com a falta de iluminação pública
Segundo informações, casos de roubos têm se tornado frequentes por conta do problema

Árvore corre risco de queda na Rua da Marinha, na Marambaia
Segundo informações de denunciantes, várias árvores do local foram tombadas devido às fortes chuvas na região

Vicente conta que mora na área há cinco anos e que, antigamente, o canteiro recebia manutenção e roçagem de quatro em quatro meses. "Aqui também há animais peçonhentos, como lacraias, além de baratas e ratos, mas o principal problema é a insegurança. Os impostos são cobrados, mas as manutenções que deveriam ser feitas, não ocorrem", pontuou.

Segundo ele, em 2022, houve a queda de 16 árvores no conjunto Médici. Por causa disso, ocorreu a retirada dos vegetais e a podagem das árvores restantes, junto com a limpeza do canteiro. "A queda das árvores ocorreu no verão do ano passado e só fizeram manutenção nessa época, depois disso, não houve mais a poda de árvores, a roçagem e limpeza do canteiro. O mato alto está cobrindo todo o canteiro, isso aqui virou um matagal", contou o morador.

Por nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) informou que, no passado, um temporal atípico provocou estragos na Marambaia. Por isso, a Semma tem mantido a agenda de serviços de retirada de árvores (ficus), roçagem e poda no bairro. "Terminados os serviços emergenciais, aquela área passa a ser atendida dentro de uma agenda de serviços que atende à cidade como um todo", comunicou.

"O retorno para o bairro da Marambaia está previsto para o dia 29 de maio, quando a Semma executará serviço de poda e roçagem", informou a Secretaria.

A Redação Integrada do Grupo Liberal entrou em contato com a Guarda Municipal de Belém (GMB) e aguarda retorno do órgão.

O projeto Eu Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.

(Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de Camila Moreira, chefe de reportagem de O Liberal)

Eu Repórter