Digital influencer: conheça os direitos e deveres desta profissão

Escritório Xerfan Advocacia S/S promove evento sobre a temática voltado para influenciadores de vários segmentos

Marina Pereira
fonte

Em um mundo hiperconectado, cada vez mais, as redes sociais vêm ganhando destaque entre as estratégias digitais, especialmente no que se refere a marketing/publicidade. Por esse motivo as empresas passaram a investir fortemente neste meio e consequentemente surgiu uma nova profissão, o digital influencer. Diante disso, surgem questionamentos como:  qual a definição de influencer? Quais os seus direitos e obrigações? Confira abaixo detalhadamente sobre o assunto. 

Em sua essência, o digital influencer é um formador de opiniões. Por meio de suas postagens nas redes sociais, ele é capaz de despertar diversas sensações, comportamentos e pensamentos em sua audiência. O especialista em direito digital, Dr. Márcio Stival, parceiro do escritório Xerfan Advocacia S/S, em Curitiba, explica que os influenciadores digitais possuem direitos e deveres específicos em relação ao seu trabalho, e que a legislação brasileira aborda essa questão por meio de normas como o Código de Defesa do Consumidor, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), o CONAR e a ANPD.

“Entre os principais direitos estão a liberdade de expressão, o direito à imagem e privacidade, a remuneração e a proteção da propriedade intelectual. Já os principais deveres incluem o respeito às leis e regulamentos aplicáveis, a transparência na divulgação de publicidades, a preservação da ética e moralidade e a proteção da privacidade e dos direitos dos usuários”, detalha o especialista. 

VEJA MAIS

image Neutralidade de rede e direito digital: entenda o que diz a legislação brasileira
Escritório Xerfan Advocacia promove evento sobre Direito Digital

Outro ponto resguardado por lei, é o que diz respeito quanto a publicidade enganosa ou falta de transparência em relação a parcerias e patrocínios, que incluem penalidades para esses profissionais como:

- Processos judiciais;

- Multas;

- Suspensão ou exclusão de perfis em redes sociais;

- Processos administrativos.

Proteção dos direitos autorais para influencers  

Os influenciadores digitais também devem se resguardar. É essencial proteger os direitos autorais e de propriedade intelectual para evitar que seus conteúdos sejam utilizados sem autorização. Stival explica que a medida pode ser feita por meio de medidas como o registro de direitos autorais no INPI e o registro de marcas, que podem garantir a proteção legal das produções e do nome ou imagem do influenciador no mercado, além da utilização de marca d’água em materiais produzidos originalmente. 

Por esse motivo, a assessoria jurídica é uma importante ferramenta para influenciadores digitais que desejam manter-se atualizados e protegerem-se legalmente, garantindo que suas atividades na internet estejam em conformidade com a legislação e as melhores práticas do mercado.

E para debater sobre o assunto, o escritório Xerfan Advocacia S/S promove um evento, fechado para convidados, sobre a temática de direito digital, voltado para influenciadores de vários segmentos. O meeting (fechado para convidados) acontecerá no dia 27/04, a partir das 18:30h, no lounge localizado na sede do escritório.

O especialista, Dr. Márcio Stival, irá discorrer sobre vários temas como Cultura do Cancelamento, Desmonetização de plataforma, aspectos sobre as novas tecnologias como Inteligência Artificial, Direitos e Deveres dos Influenciadores, dentre outros.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Xerfan Advocacia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!