MENU

BUSCA

Vilão dos dentes: doces não devem ser consumidos em excesso

Consumo inconsciente de alimentos com muito açúcar pode causar diversos problemas bucais

Ana Paula Gama

Os alimentos doces precisam ser consumidos de maneira moderada, pois o excesso pode causar doenças crônicas e cárie dentária, já que o açúcar serve de nutriente para as bactérias cariogênicas, que estão presentes na boca e liberam substâncias ácidas.

De acordo com o Comitê Educativo da Uniodonto Belém, esses ácidos começam a agir sobre os dentes em aproximadamente 20 minutos após a ingestão, dissolvendo lentamente o esmalte dos dentes e provocando a cárie.

Portanto, quanto mais alimentos açucarados, mais expostos aos ácidos causadores da cárie os dentes ficam. Além disso, outros problemas bucais podem surgir, como tártaro, inflamação na gengiva, reabsorção óssea e até mesmo a perda dos dentes.

VEJA MAIS

Uma boa recomendação sobre o consumo de doces é manter uma alimentação saudável e optar pelo uso de mel nas refeições. Outra solução é trocar o açúcar refinado pelo mascavo, que tem mais vitaminas.

Para bebidas, é possível utilizar os adoçantes dietéticos, principalmente os naturais, compostos por eritritol, xilitol, stévia, taumatina e maltitol. Esses adoçantes ajudam o paladar a se acostumar com novos sabores em menos de um mês.

Em caso de suspeita de cárie ou outras doenças bucais, procure um dentista. Clique aqui e tenha mais informações.

 

Uniodonto