Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Vilão dos dentes: doces não devem ser consumidos em excesso

Consumo inconsciente de alimentos com muito açúcar pode causar diversos problemas bucais

Ana Paula Gama

Os alimentos doces precisam ser consumidos de maneira moderada, pois o excesso pode causar doenças crônicas e cárie dentária, já que o açúcar serve de nutriente para as bactérias cariogênicas, que estão presentes na boca e liberam substâncias ácidas.

De acordo com o Comitê Educativo da Uniodonto Belém, esses ácidos começam a agir sobre os dentes em aproximadamente 20 minutos após a ingestão, dissolvendo lentamente o esmalte dos dentes e provocando a cárie.

Portanto, quanto mais alimentos açucarados, mais expostos aos ácidos causadores da cárie os dentes ficam. Além disso, outros problemas bucais podem surgir, como tártaro, inflamação na gengiva, reabsorção óssea e até mesmo a perda dos dentes.

VEJA MAIS

Festas juninas: veja como cuidar dos dentes nessa época
Alimentos juninos devem ser consumidos com moderação para não prejudicarem a saúde bucal

Doces e cáries: entenda qual é a relação entre eles
Açúcar refinado é o principal causador de cárie

Escovação

O Comitê Educativo da Uniodonto informa também que para realizar uma boa escovação dos dentes após o consumo de doces, é preciso aguardar 30 minutos após a ingestão. Esse tempo é necessário para a saliva equilibrar o Potencial Hidrogeniônico (pH) bucal, que foi alterado pelo açúcar.

Mel é uma ótima opção para substituir o açúcar refinado (Banco de imagens/Freepik)

Uma boa recomendação sobre o consumo de doces é manter uma alimentação saudável e optar pelo uso de mel nas refeições. Outra solução é trocar o açúcar refinado pelo mascavo, que tem mais vitaminas.

Para bebidas, é possível utilizar os adoçantes dietéticos, principalmente os naturais, compostos por eritritol, xilitol, stévia, taumatina e maltitol. Esses adoçantes ajudam o paladar a se acostumar com novos sabores em menos de um mês.

Em caso de suspeita de cárie ou outras doenças bucais, procure um dentista. Clique aqui e tenha mais informações.

 

Uniodonto
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!