Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Doces e cáries: entenda qual é a relação entre eles

Açúcar refinado é o principal causador de cárie

Ana Paula Gama

A cárie dentária é uma das doenças que mais prevalecem no mundo. É causada por tipos específicos de bactérias que transformam em ácido o açúcar e os carboidratos dos alimentos ingeridos. Geralmente, as cáries são pequenas, mas com o passar do tempo elas aumentam de tamanho e provocam vários problemas dentários.

De acordo com o Comitê Educativo da Uniodonto Belém, os ácidos formados na boca retiram os sais minerais do esmalte que cobre a coroa do dente.

Encontrou uma cárie no seu dente?

O açúcar, especialmente o refinado, é o principal causador da cárie dental. Isso porque a sacarose, que é um composto do açúcar, contribui para a fermentação bacteriana, que produz o ácido lático e corrói a superfície do dente, gerando a cárie.

O Comitê Educativo da Uniodonto ressalta que as cáries podem causar fortes dores, mau hálito e perda dental. Além disso, as bactérias relacionadas à cárie podem cair na corrente sanguínea e ocasionar infecções no coração e até atingir o tecido nervoso, causando problemas no cérebro.

VEJA MAIS

Veja as causas e sintomas da língua geográfica
Distúrbio causa lesões na língua e pode estar relacionado com diversas doenças

O uso de chupeta faz mal para a saúde bucal do bebê?
Se usada fora do prazo recomendado, chupeta pode causar vários danos dentários às crianças

Prevenção

Uma maneira de prevenir a cárie é reduzindo a quantidade de resto de alimentos e bactérias na boca, realizando a escovação dos dentes corretamente e passando fio dental diariamente.

Também é recomendado usar enxaguante bucal antibacteriano para reduzir o número das bactérias causadoras de cárie. É válido ressalta que o enxaguante não substitui a higienização com a escova e o fio dental.

Em caso de suspeita de cárie, é importante realizar consulta com um dentista. Para mais informações, clique aqui.

Uniodonto
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!