MENU

BUSCA

Saiba quais sintomas podem indicar a necessidade de tratamento de canal

Desconforto e hipersensibilidade são sinais de lesões profundas no dente

Ana Paula Gama

Quando a estrutura interna do dente está contaminada devido às lesões ocasionadas por cáries profundas, é necessário fazer o tratamento de endodontia ou de canal, como é popularmente conhecido. Esse procedimento odontológico tem a finalidade de realizar reparos na área afetada e, desta forma, proporcionar bem-estar ao paciente.

O especialista em endodontia, Alexandre Afonso, que é cooperado da Uniodonto Belém, explica que, na maioria das vezes, as lesões nos dentes são consequências da má higiene oral.

Quando comprometida, a estrutura interna do dente provoca os seguintes sintomas:

1. Hipersensibilidade nos dentes;
2. Sensação de pressão no dente lesionado;
3. Desconforto agudo ao ingerir alimentos doces.

“É comum os pacientes conviverem com esses desconfortos por longos períodos de tempo, muitas vezes por medo de ir ao dentista, o que não é nada bom, pois a cronicidade do quadro operatório não ajuda a terapia endodôntica a ser mais eficiente e confortável”, revela o especialista.

VEJA MAIS

Saúde bucal: afinal, o que causa o tártaro?
Má higiene bucal e excesso de açúcar são os principais causadores do tártaro

Entenda as causas e consequências do bruxismo infantil
Distúrbio afeta principalmente crianças com até seis anos de idade

Como ocorre o diagnóstico

O diagnóstico é feito com a ajuda dos seguintes procedimentos: exame clínico; radiografias digitais; tomografia; teste de percussão; teste térmico e teste elétrico.

“O mais atual de todos é o teste elétrico, que através de impulsos elétricos imprimidos ao dente, ajuda a concluirmos o possível grau de comprometimento daquele tecido”, informa Alexandre Afonso.

Precisa de tratamento de canal?

Tratamento indolor

Ainda segundo o especialista, com o surgimento de novas tecnologias, como microscopia e anestésicos computadorizados, o tratamento de canal vem se tornando cada vez mais eficiente, ampliado e indolor.

“Por isso, não é preciso ter medo de se cuidar e resgatar a saúde bucal, pois a saúde começa pela boca. Então para ser saudável, de fato, é necessário primar pelos cuidados com os dentes”, acrescenta Alexandre Afonso.

Esse tipo de tratamento requer o acompanhamento de profissionais especializados. Para saber mais, clique aqui.

Uniodonto