Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

5 dicas para cuidar bem da saúde do seu coração

Doenças cardiovasculares são líderes de mortalidade no Brasil

Ana Paula Gama

Quando se trata da saúde do coração, é importante sempre controlar os fatores de riscos e ter bons hábitos, como praticar atividade física, dormir bem e manter uma alimentação saudável.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença no coração e aproximadamente 400 mil morrem por ano devido essas enfermidades, o que corresponde a 30% de todas as mortes no país. 

Cirurgião cardiovascular, Alberto Anijar, destaca as doenças de coração que mais prejudicam as pessoas (Arquivo pessoal)

De acordo com o cirurgião cardiovascular, Alberto Mauro Anijar, cooperado da Unimed Belém, hipertensão arterial, doença coronariana e infarto são os problemas cardiovasculares que mais afetam as pessoas.

VEJA MAIS

Núcleo da Unimed oferece serviços específicos para pessoas com autismo
NATITEA também acolhe os familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista

A importância do diagnóstico precoce e acompanhamento médico constante da criança autista
Consultas e terapia com equipe multidisciplinar são fundamentais para o tratamento do autismo

O médico ressalta que a partir dos 40 anos é necessário realizar anualmente consulta com um cardiologista. E caso seja portador de alguma doença cardíaca, é recomendado consultar o seu cardiologista a cada três meses.

“É Importante frisar a importância da hereditariedade como um fator de risco cardiovascular”, acrescenta Alberto Anijar.

Precisa de um cardiologista?

 

A seguir, confira dicas para cuidar bem do coração:

1. Tenha uma dieta equilibrada: evite alimentos industrializados e ricos em gorduras saturadas. Invista em alimentos com fibras, legumes e verduras, pois assim o seu organismo fica muito mais saudável;

2. Pratique atividade física regularmente: incluir atividades aeróbicas na rotina é uma das formas mais eficientes de cuidar do coração. Esse tipo de exercício ajuda a controlar a pressão arterial, o peso e os níveis de colesterol;

3. Controle o estresse: manter o controle nos momentos de tensão é muito importante para a saúde do coração. Além disso, ter horas de lazer para se distrair é fundamental para o bem-estar;

4. Durma bem: uma boa noite de sono auxilia no repouso do sistema cardiovascular, no qual tanto a frequência cardíaca quanto a pressão arterial são reduzidas, o que é muito importante para o coração;

5. Controle os fatores de risco: diabetes, hipertensão arterial e obesidade são doenças que precisam ser controladas para não afetarem o coração. 

Exames

Ainda de acordo com o cirurgião, em caso de sintomas cardiológicos, como dor no peito, falta de ar e palpitação, é necessário realizar uma avaliação médica com o cardiologista.

Eletrocardiograma de repouso, teste ergométrico, ecodopplercardiograma e exames laboratoriais estão entre os principais procedimentos que detectam problemas cardiovasculares. Em Belém, o Hospital Unimed Prime realiza todos esses procedimentos com uma equipe médica altamente capacitada. No local, os beneficiários da operadora de saúde também podem receber atendimentos de urgência e emergência.

Além disso, o beneficiário pode agendar consultas pelo aplicativo Unimed Belém, pelo telefone 4009-5600 ou por meio do Portal do Beneficiário. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC): 4009-5000.

 

Unimed
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!