MENU

BUSCA

TCE-PA aprova parecer favorável às Contas de Governo

Contas analisadas são referentes ao ano de 2022

Conteúdo sob responsabilidade do anunciante

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) aprovou, com unanimidade, o parecer prévio favorável às Contas de Governo - Exercício 2022, com 36 recomendações, em sessão extraordinária realizada na última quarta-feira (24). Cabe agora à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) julgar as contas do Poder Executivo após a remessa do Relatório Técnico de Análise e do parecer prévio pelo TCE-PA.

A relatoria das Contas de Governo coube ao conselheiro Fernando de Castro Ribeiro, vice-presidente do TCE-PA, sendo observados na análise técnica o cenário econômico e social do estado; o planejamento e a execução orçamentária; demonstrações contábeis; a gestão fiscal; os limites constitucionais e legais; a fiscalização em tema específico; o sistema de controle interno; o monitoramento das recomendações ao Poder Executivo referentes ao exercício de 2022.

Segundo o conselheiro Fernando Ribeiro, compete ao Tribunal, nos termos do artigo 116 da Constituição do Estado do Pará de 1989, apreciar as contas prestadas anualmente pelo Poder Executivo e emitir parecer prévio a respeito.

“Trata-se de um instrumento legal que aprecia globalmente a dimensão contábil, orçamentária, financeira e patrimonial das Contas de Governo, sendo o meio pelo qual o TCE-PA emite parecer técnico não vinculante a fim de dar subsídios ao Poder Legislativo, em sua competência constitucional, para julgar as referidas contas”, explicou o conselheiro, que elogiou o trabalho desenvolvido pelo secretariado do Governo do Estado, o qual permitiu a constatação de resultados positivos consideráveis na administração das finanças públicas e que possibilitaram a aprovação do parecer prévio pelo Tribunal Pleno.

A conselheira presidente do TCE-PA, Rosa Egídia Crispino C. Lopes, parabenizou o relator e equipe técnica do TCE-PA responsável pela análise dos dados apresentados pelo Executivo.  Ela também destacou o desempenho do governo estadual na gestão pública, que vem demonstrando compromisso com a gestão.

VEJA MAIS

Representando o governador Helder Barbalho, a procuradora-geral adjunta do estado, Ana Carolina Lobo Gluck Paul, disse que a prestação de contas pela Administração Pública é mais que uma obrigação legal, mas também um direito se mostrar aos órgãos de controle que se cumpriu com o estabelecido em orçamento anual.

“O estado cumpriu com todas as obrigações que ele assumiu. Procuramos sempre atender às recomendações”, declarou.

Participantes

Estiveram presentes na sessão extraordinária a conselheira Rosa Egídia Crispino C. Lopes (presidente) e os conselheiros Fernando Ribeiro (vice-presidente e relator), Luís Cunha (corregedor), Cipriano Sabino, Lourdes Lima, e Odilon Teixeira (ouvidor).

Prestigiou também a sessão o conselheiro substituto Julival Rocha. O procurador-geral de contas do estado do Pará, Patrick Bezerra, acompanhou a apreciação das Contas de Governo 2022, conjuntamente com os procuradores de contas Felipe Rosa Cruz, Silaine Vendramin, Stanley Botti e Danielle Costa.

Pelo Poder Executivo, participaram da sessão o auditor-geral do estado do Pará, Ozório Juvenil; o secretário de estado da fazenda em exercício Lourival Barbalho Júnior; e o diretor de gestão contábil e fiscal da Sefa-PA, Paulo Roberto Paiva de Oliveira.

Conteúdo de Marca