MENU

BUSCA

Sindenave e Sindopar: uma parceria que fortalece o desenvolvimento econômico

Atuação dos sindicatos visam o crescimento no volume de movimentação de cargas nos portos paraenses e proteção dos interesses dos trabalhadores

Muita gente não sabe, mas o setor portuário é responsável por boa parte da geração econômica do Estado do Pará. Mercadorias entram e saem pelos portos abastecendo as cidades e também gerando emprego e renda. Essa logística portuária é acompanhada pelos sindicatos da área como o Sindopar e Sindenave Settaport.

Aqui no estado, o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Pará - Sindopar tem como objetivo intermediar as negociações entre seus associados e os trabalhadores portuários para garantir o equilíbrio econômico e segurança para o setor, atrair investidores para a região e aumentar o volume na importação e exportação.

Com isso, o sindicato tem uma importância bastante relevante para o estado, pois busca atrair investidores para aquecer a economia de forma sustentável e com segurança, procura apoiar entidade laborais na capacitação de recursos de mão de obra e tecnologia para aumento da produtividade.

O presidente do Sindopar, Rui Marques Lourenço, destaca as metas para esse ano: “Temos como meta garantir cada vez mais visibilidade para o estado do Pará no setor portuário, com apoio irrestrito nas operações junto aos órgãos do poder público e privado, de maneira que possamos alcançar um crescimento no volume de movimentação de carga, criando novas frentes de trabalho. Também enfatizo a parceria com o Sindenave, que é de grande relevância, pois ambos buscam proteger o interesse econômico patronal e laboral, onde o Sindopar negocia as propostas apresentadas pelo Sindenave, que, por sua vez, busca proteger e representar os interesses dos trabalhadores. É muito importante que ambos estejam bem alinhados, para alcançar a satisfação das partes”, explica Rui.

O presidente do Sindenave Settaporte, Alcidete Lima, enfatiza a parceira com o Sindopar: “ Quando a relação capital e trabalho tem divergências de pensamentos ou quando são antagônicos é preciso que haja a parceria entre esses dois segmentos, seja ele o sindicato laboral ou o patronal, porque sem essa parceria nunca chegaremos a um lugar, pois temos que resolver as coisas de uma forma amigável e conciliadora, onde os dois lados sairão satisfeitos”.

Conheça um pouco mais do trabalho do Sindopar no site sindopar.com.br.

O sindicato fica localizado na Av. Senador Lemos, 119 - Umarizal - Belém/Pará.

Sindenave