Fim de ano para empresas: saiba como evitar gastos desnecessários

Dicas para organizar as contas e a celebração de final de ano fazendo economia

Marina Pereira
fonte

Para os trabalhadores, a chegada do fim de ano costuma ser acompanhada de boas novas: vem aí o 13º, a festa da empresa e também as férias. Muitos empresários, no entanto, consideram o período como sinônimo de despesas, já que a folha de pagamento tem um aumento significativo nesta época do ano. Então fica a pergunta: é possível organizar as contas e a celebração da virada fazendo economia?

image Para o diretor de negócios da Sicoob Coimppa, Massimo Morais, organização e planejamento são fundamentais para suprir os gastos do período de final de ano (Arquivo pessoal)

De acordo com o diretor de negócios da Sicoob Coimppa, Massimo Morais, a organização de uma pessoa jurídica é sempre testada no final do ano, pois é nesse período que fica mais evidente se a gestão financeira foi eficiente ou se precisa de ajustes. 

“A ideia é que periodicamente seja feita a avaliação financeira, e se for o caso, fazer os ajustes no planejamento para que o caixa da empresa seja finalizado sem a necessidade de um reforço.Entretanto, nos últimos dois anos temos notado que os ajustes têm sido mais frequentes, devido às instabilidades do mercado de varejo e atacado, as quais essas oscilações levam o empresário a contratar e em alguns casos até demitir, porém temos perspectivas positivas para o final do ano com as compras de natal que movimentam o mercado”, explica o diretor. 

O diretor reforça ainda que durante esse período é necessário um planejamento antecipado para que não seja preciso de reforço de caixa. “Para esse planejamento, o primeiro passo é saber como a empresa está financeiramente para que se tenha noção do quanto pode gastar. E para ter garantir efetividade, o ideal é que esse planejamento seja feito mensalmente”, comenta Massimo. 

VEJA MAIS

image Sicoob Coimppa completa 28 no mercado paraense
Com mais de duas décadas de atuação, a cooperativa comemora os resultados alcançados ao longo dos anos

image Conheça as vantagens de abrir uma conta PJ com cooperativas de crédito
Receita Federal aponta crescimento em contas PJ realizadas em cooperativas

Em Belém, a Sicoob Coimppa é uma instituição financeira cooperativista completa, que trabalha com iniciativas de educação financeira a seus cooperados, a fim de controlar gastos, diminuir despesas e economizar. De acordo com Massimo Morais, a empresa disponibiliza consultores financeiros especializados que auxiliam os cooperados para a melhor solução possível.

“Atualmente a Sicoob Coimppa, conta com consultores financeiros que se atualizam periodicamente, frente às variações de mercado, a fim de prestarem a melhor consultoria ao associado, que com o acompanhamento próximo e gestão eficiente, oferecem segurança ao empresário nas tomadas de decisões do dia a dia da empresa, inclusive quando a empresa necessita de capital de giro para aumento de estoque, matéria prima, e tudo isso com as melhores taxas do mercado, bem abaixo do que são praticadas junto a outras instituições financeiras. Hoje temos linhas específicas como capital de giro, antecipação de décimo terceiro e outras opções conforme a necessidade do cooperado. Outra dica valiosa para reduzir os gastos é a utilização da cooperativa como instituição financeira, pois possui os custos menores que as outras instituições, na cooperativa a pessoa jurídica com apenas uma cesta de serviço cadastrada é possível ter a isenção de doc, ted e pix”, finaliza. 

Manter o foco, analisar detalhadamente os balanços da sua empresa e planejar com atenção os seguintes passos são as atitudes mais recomendadas para conseguir equilibrar as contas e, assim, ter mais motivos para celebrar.

E para sair do vermelho e começar o ano de 2023 com as despesas do seu negócio em dia, entre em contato com os especialistas da Sicoob Coimppa. Clique aqui e saiba mais.

Sicoob
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!