MENU

BUSCA

‘Sesc Partituras’ comemora 12 anos com workshop e concertos

Projeto visa preservar o patrimônio musical brasileiro

Conteúdo sob responsabilidade do anunciante

Para resgatar e difundir a música como linguagem que integram o patrimônio cultural do Brasil, por meio da reprodução de canções disponíveis em um acervo virtual com acesso gratuito, o Sesc possui nacionalmente o projeto Sesc Partituras. E para divulgar esse acervo, a instituição realiza o Concerto Sesc Partituras. Neste ano, o projeto comemora 12 anos de existência, e iniciou trazendo ao Pará, no dia 09 de abril, no Theatro da Paz, o concerto com a Orquestra Jovem Sesc Pará, tendo como convidado o maestro Fernando Ortiz de Villate, do Peru.

Além do concerto, o maestro Fernando Ortiz de Villate também compartilhou sua expertise em um workshop de regência destinado à comunidade. Nos dias 04, 05 e 08 de abril, no Sesc Casa da Música, o público teve a oportunidade de aprender com um dos grandes nomes da regência internacional.

Na celebração do aniversário do Sesc Partituras, o projeto ainda traz dois concertos no mês de abril. No dia 12 de abril, com a apresentação do concerto da Banda Sinfônica Maestro Vale, do município de Vigia de Nazaré. E o último no dia 26 de abril, com a apresentação da Banda Sinfônica Rodrigues Dos Santos, do município de São Caetano de Odivelas. Os concertos são gratuitos, às 19h, no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso.

VEJA MAIS

Orquestra Jovem Sesc Pará

A Orquestra Jovem Sesc Pará (OJSPA) iniciou em abril de 2019, tendo como maestro Rodrigo Moraes. Assim, a Casa da Música no período de 05 a 08 de abril do mesmo ano realizou várias audições para a seleção dos músicos, onde se inscreveram mais de 100 músicos de vários níveis e de instituições musicais diversas da cidade de Belém, sendo selecionados 75 músicos para compor a Orquestra.

Além disso, a criação da OJSPA veio para atender aos músicos profissionalizantes que já tocam seus instrumentos e querem se aperfeiçoar com a prática orquestral, onde o repertório é composto por músicas erudita e popular, para levar esse conjunto às cidades do interior do Pará e, posteriormente, a outros lugares do Brasil.

A Orquestra promoveu suas primeiras mostras musicais na Sede Administrativa do Sesc no Pará e no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, com repertório composto por música erudita e popular. O lançamento oficial, ocorreu no dia 28 de junho com apresentação no Theatro da Paz, onde foi feita a primeira edição de todo concerto.

A OJSPA foi convidada pela Prefeitura Municipal de Gramado, por meio da Secretaria de Cultura, juntamente com duas Orquestras, Estónia e Coréia do Sul, para realizar o concerto, no Festival de Gramado, o Gramado In Concert, também pelo 10º Festival Internacional Sesc de Música Pelotas (RS) para fazer a abertura deste festival e abertura do festival Eleazar de Carvalho, além de ser convidada para se apresentar no Peru e na França.

 Integrantes da Orquestra Jovem Sesc Pará

Maestro Rodrigo Moraes. Primeiros violinos: Nathália Vidal, Zion da Silva, Lucas Venâncio, Armando Mendonça, Luis Carlos Gomes e Bruno Lima. Segundos violinos: Camila Guimarães, Júlia Costa, Ricky Sadres, Raieny Nascimento, João Vitor Oliveira e Rebeca Bertazo. Violas: Gustavo Paiva, Wellinton Santos, Gabriel Silva e Gabriel Gonçalves. Violoncelos: Emerson Maciel, Maynara Malcher, Moisés Levy, Lucas Amaro e Hercília Dutra. Contrabaixo: Fernando Collins e Darielson Martins. Flauta Transversal: Pedro Renan, João Pedro Pagliosa e Sonyra Bandeira. Oboés: André Xavier e Vitor Vasco. Clarinetes: Flávio Xavier e Samuel Abner. Fagotes: Jadiel Jason e Mayelle Lyssa. Saxofones: Kátia Pó da Silva, Franilson Carvalho, Anderson Figueiredo e Gesivaldo Andrade. Trompa: Leonete Navegantes, Helder Sávio, Abner Felipe e Paulo Sérgio Santos. Trompetes: Ryan Abreu, Anderlene Figueiredo, Saulo Miranda e Elielson Gomes. Trombones: Vanildo Pinheiro, Tayná Gomes e Marcos Saldanha. Tuba: Alessandro Freitas. Percussão: Joelson Lopes, Ronald Roffé e Gabriel Gomes. Piano: Patrick Rodrigues. Solistas: Elielson Gomes e Marcos Saldanha.

Sesc Partituras

O projeto Sesc Partituras é uma biblioteca virtual de música, oferecendo acesso gratuito para consulta a mais de mil partituras digitais de alta qualidade. Com um catálogo abrangente e um sistema de busca intuitivo, o projeto atende às necessidades de estudantes, professores, músicos e pesquisadores, democratizando o acesso à riqueza musical.

A série de concertos Sesc Partituras, em andamento desde 2012, é uma porta de entrada para o público apreciar, de forma presencial, as obras disponíveis no site. Com cerca de 60 concertos por ano em diversas unidades do Sesc em todo o Brasil, o projeto não só promove a música de concerto, mas também enaltece a diversidade e a riqueza da música brasileira.

Serviço:

Sesc Partituras

Concerto da Banda Sinfônica Maestro Vale, do município de Vigia de Nazaré

Data: 12 de abril;

Local: Sesc Ver-o-Peso;

Horários: 19h;

Entrada: gratuita.

Concerto da Banda Sinfônica Rodrigues dos Santos, do município de São Caetano de Odivelas

Data: 26 de abril;

Local: Sesc Ver-o-Peso;

Horários: 19h;

Entrada: gratuita.

Conteúdo de Marca