MENU

BUSCA

Entenda a importância do acompanhamento médico para a saúde da criança

Consultas regulares com o pediatra ajudam a prevenir diversas doenças

Ana Paula Gama

Os primeiros anos de vida são essenciais para o desenvolvimento infantil. Por isso, nesse período é fundamental o acompanhamento médico para avaliar o crescimento e a evolução física, emocional e social da criança.

De acordo com a pediatra e neonatologista, Mayra Tappembeck, que atende na clínica RenalKids, realizar o acompanhamento médico ajuda a prevenir uma série de doenças, além de oferecer diversas orientações à família sobre a alimentação da criança, vacinas, horas de sono e riscos de acidentes.

“Essa assistência médica promove saúde e bem-estar. Também há o diagnóstico precoce de doenças com intervenção de tratamento, quando necessário”, explica a médica.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), há recomendações específicas sobre o número de consultas com o pediatra para cada faixa etária da criança. Confira, a seguir, as orientações:

- Primeiro mês de vida: são necessárias três consultas ao longo do mês;

- Dos 2 meses aos 6 meses: uma consulta mensal;

- A partir dos 7 meses: uma vez a cada dois meses;

- A partir das 2 anos: uma vez a cada três meses;

- A partir dos 6 anos: uma vez por semestre;

- Dos 7 aos 18/19 anos: uma vez por ano.

VEJA MAIS

[[(standard.Article) Cuidados na saúde infantil: dicas para seus filhos crescerem fortes]]

Mayra Tappembeck informa que pediatra, fonoaudiólogo, oftalmologista, odontopediatra e nutricionista infantil são essenciais nos primeiros anos da criança. Além disso, há diversos testes indispensáveis logo após o nascimento do bebê, são eles:

- Teste da linguinha;

- Teste da orelhinha;

- Teste do olhinho;

- Teste do pezinho;

- Teste do coraçãozinho.

“Ao nascimento, também é importante realizar a tipagem sanguínea e o estudo laboratorial de doenças venéreas. Já os testes do olhinho e orelhinha, devem ser repetidos com seis meses de vida. A consulta com oftalmologista deve ser realizada anualmente”, afirma a pediatra.

Consultas com o pediatra devem ser realizadas até os 19 anos para que ocorra a prevenção e o tratamento de doenças. Clique aqui e saiba mais.

Renalkids