MENU

BUSCA

Recicle apoia ação do Dia Mundial da Limpeza

População paraense poderá dar destino correto aos resíduos de papel, plástico, metal, vidro e eletrônicos nas sedes da Recicle em Ananindeua e Barcarena

O Liberal

O grande volume de resíduos produzidos pela população é uma preocupação mundial. De acordo com um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU), são cerca de 2 bilhões de toneladas geradas por ano, sendo que grande parte é descartada como lixo, isto é, como algo inútil, indesejado e sem valor, desprezando o seu potencial de reutilização ou reciclagem.

Para alertar a população sobre esse problema e incentivar mudanças de atitudes em relação ao descarte desse material, organizações e voluntários se mobilizam no dia 17 de setembro para promover mutirões de limpeza. Desde 2018, já foram quatro edições do evento, que alcançou mais de 60 milhões de participantes e retirou 303 mil toneladas de resíduos do ambiente.

LEIA MAIS:

“A gente precisa disso: que as pessoas se envolvam nesse gerenciamento dos resíduos sólidos porque, apesar de ser uma responsabilidade dos gestores de dar um direcionamento correto, mas sobretudo nós temos a responsabilidade sobre o que a gente consome e onde isso vai parar”, afirma Márcia Vieira, presidente da associação Nhandeara, elogiando o envolvimento da Recicle na ação.

No total, serão dez ecopontos em funcionamento em Belém, Ananindeua, Barcarena e Soure. Nesses locais, a população poderá levar papeis, jornais, revistas, caixas, papelão, recipientes de plástico, sacos, garrafas pet, garrafas de vidro, copos, embalagens, latas de alumínio e aço, ferragens, cápsulas de café, além de lixo eletrônico, como celulares, computadores, televisões, cabos, entre outros.

“A forma da população auxiliar é fazendo a sua reciclagem a partir de casa e entregar no dia do Drive Thru. Com isso, a gente diminui bastante o que chega no aterro, que hoje é aproximadamente 1.300 toneladas por dia por não termos uma coleta seletiva”, frisa Márcia Vieira. Todo o material recolhido passará por uma triagem e receberá o tratamento ambientalmente adequado, contribuindo também para a geração de renda para trabalhadores de cooperativas de materiais recicláveis.

Para participar da ação, basta levar seu material a uma das sedes da Recicle no horário de 9h às 12h. Em Ananindeua o endereço é Av. Ricardo Borges, nº 1498, no bairro da Guanabara. Já em Barcarena, o posto de coleta será na Av. Tomás de Souza, nº 300, no bairro Águas Verdes (rua ao lado do Hospital Municipal). Em Belém, os ecopontos funcionarão nos bairros da Campina, Jurunas, Guamá, Pedreira, Sacramenta, Marco, Souza, Marambaia, Curió Utinga e Icoaraci. Confira a lista:

  • Ananindeua - Recicle - Av. Ricardo Borges, nº 1498, bairro da Guanabara;
  • Barcarena - Recicle - Av. Tomás de Souza, nº 300, bairro Águas Verdes;
  • Soure - Secretaria Municial de Meio Ambiente de Soure;
  • Belém - Praça Dom Alberto Ramos - Av. Rodolfo Chermont, bairro Marambaia;
  • Belém - Portal da Amazônia, bairro Jurunas;
  • Belém - Praça da República - Av. Presidente Vargas, bairro Campina;
  • Belém - Praça Benedicto Monteiro - Tv. Ezeriel Mônico de Matos, bairro Guamá.

Conheça mais sobre essa e outras iniciativas de cuidado com o meio ambiente, clicando aqui.

Recicle