MENU

BUSCA

Praia do Caripi recebe ação de educação ambiental durante o verão

Equipe de educadores alerta para importância da reciclagem e da limpeza das praias em Barcarena

Fabrício Queiroz

A chegada do verão amazônico coincidindo com o período das férias escolares provoca uma grande busca pelos balneários do estado, tanto para amenizar o calor, quanto para o lazer em família.. Entre os principais destinos dos veranistas paraenses e demais turistas está a Praia do Caripi, localizada no município de Barcarena. Agraciada pelas águas da Baía do Marajó, a ilha conta com opções de restaurantes e bares, que oferecem o melhor da culinária paraense, além de atrações culturais. 

E foi esse cenário paradisiaco o escolhido para receber uma ação de educação ambiental promovida pela Recicle Soluções Ambientais em parceria com a Prefeitura de Barcarena. Rodmilson Cuité, supervisor de educação ambiental, explica que a campanha é motivada pelo processo de implantação do programa de coleta seletiva no município. Com o grande público que procura a praia nesse período, o local se tornou estratégico para informar uma parcela significativa da população sobre o trabalho que está sendo realizado.

VEJA MAIS

A ação na Praia do Caripi inclui diversas ações de cuidado com o meio ambiente e à conscientização dos visitantes. Ao chegar no local o público é abordado pela blitz que distribui sacolas de coleta de lixo nos carros. O material recolhido durante a visita pode ser levado até o ponto de apoio da Recicle, a pessoa participa dos jogos oferecidos e pode ser premiada com brindes, entre eles estão: bonés, porta latinha, lápis, squezee, bolsa de praia, viseiras, pop pocket, entre outros. Além disso, as equipes estão atentas à limpeza e preservação da praia em toda sua extensão.

“É de extrema importância que todos tenham consciência de que o lixo produzido é responsabilidade de todos. Algumas pessoas tem a falsa impressão de que o lixo é responsabilidade de quem está comercializando o produto de onde vem os resíduos ou somente de quem trabalha na limpeza da praia. Não, a responsabilidade pelos resíduos que se leva para um local é da própria pessoa”, orienta Rodmilson Cuité, que destaca ainda, a relevância da separação correta do lixo, especialmente a resíduos secos, que podem ser destinados à reciclagem.

Para o educador, os resultados da iniciativa no Caripi foram positivos e demonstram a necessidade de que os investimentos em educação ambiental sejam sempre incentivados. “A Recicle Soluções Ambientais sempre teve como uma de suas metas a colaboração para uma sociedade mais consciente em relação à produção de resíduos e a influência disso no meio ambiente. Mantemos departamentos de educação ambiental dentro das nossas unidades a fim de que possamos sempre colaborar e alertar o cidadão, desde pequenas ações como informar o horário de coleta do lixo, até ações mais abrangentes como orientação nas escolas, igrejas, praias e áreas públicas. Buscamos principalmente fomentar e inspirar em cada pessoa das comunidades a vontade de se tornar um agente ambiental. É nossa responsabilidade cuidar do lixo”, frisa Rodmilson Cuité.

As ações de educação ambiental na Praia do Caripi seguem durante todos os domingos de julho, com atividades tanto durante a manhã quanto a tarde e nos dois últimos domingos se extenderá até a noite. Para saber mais sobre essa e outras iniciativas da Recicle Soluções Ambientais, clique aqui ou acesse @recicleoficial.

Recicle