MENU

BUSCA

Obras na Nova Senador Lemos garantem benefícios para moradores

A requalificação da via conta com participação popular e projeto focado no bem-estar

Fabrício Queiroz

Belém está estruturando uma de suas principais vias para uma nova realidade urbanística. O projeto da Nova Avenida Senador Lemos já está sendo executado e receberá um investimento de R$ 16 milhões, trazendo melhorias para o trânsito, a mobilidade, o paisagismo e a qualidade de vida de milhares de pessoas.

A obra foi anunciada pelo prefeito Edmilson Rodrigues em 11 de abril deste ano, quando foi assinada a ordem de serviço. Desde então, o projeto vem avançando com três frentes de trabalho em campo. Enquanto uma executa serviços de pavimentação asfáltica, outra trabalha no calçamento focado no melhor uso pelas pessoas, e uma outra faz a drenagem profunda no trecho entre a Travessa Alferes Costa e a Avenida Dr. Freitas.

VEJA MAIS

Avenida prioriza benefício coletivo

As obras do projeto da Nova Senador Lemos são coordenadas pela Secretria Municipal de Saneamento (Sesan), com articulação da equipe de Projetos Especiais da Prefeitura de Belém que envolve também as Secretarias Municipais de Urbanismo (Seurb) e de Meio Ambiente (Semma) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).

De acordo com o coordenador de Projetos Especiais, o arquiteto José Andrade Raiol, a Nova Senador Lemos tem um projeto urbanístico que revela políticas públicas humanizadas. Um dos destaques da via serão as faixas livres para circulação de pedestres, em que não haverá barreiras, desníveis, estacionamento, mesas de bar ou bancas de comércio. Outra novidade é a implantação de uma ciclofaixa que integrará três bairros: Umarizal, Telégrafo e Sacramenta, indo da Av. Visconde de Sousa Franco a Av. Pedro Alvares Cabral. A via também contará com uma faixa verde, com grama e arbustos, que vão proporcionar conforto térmico e a permeabilidade das águas pluviais.

“Entre as inovações, o projeto introduz o uso de pergolados urbanos para potencializar locais de encontros das pessoas. Na Praça do Jaú haverá um pergolado circular com bancos para realização de danças, de exercícios físicos e outras atividades da comunidade. Também haverá pergolados para desfrute do prazer de se apanhar frutas em mangueiras, jambeiros e maracujazeiros, proporcionando uma relação biofílica entre crianças e a natureza”, afirma Raiol.

Para o coordenador, esses aspectos do projeto valorizam a perspectiva do paisagismo amazônico e uma ambiência urbana condizente com a realidade local. José Andrade Raiol enfatiza ainda que a via trará benefícios de outros moradores fora da região, já que os usuários do transporte público e aqueles que utilizarão o primeiro anel cicloviário de Belém, que terá extensão de cerca de 10 quilômetros perceberão as melhorias na mobilidade da cidade.

“Queremos a fluidez dos carros, mas também a segurança e comodidade de pedestres e ciclista. Queremos uma avenida moderna, com sinalização para ciclistas e pedestres, mas sem perder a identidade regional com a paisagem urbana”, destaca o arquiteto.

A dona de casa Eliana Silva mora na travessa do Chaco, na Pedreira, mas sempre está na Senador Lemos e diz acreditar que a obra vai resolver problemas antigos. “Eu já tenho visto uma melhora, pois aqui estava muito bagunçado. Agora, quando estiver concluído, eu espero que tenha espaços de lazer para a comunidade”, afirma Eliana.

Para conhecer mais sobre o projeto da Nova Senador Lemos e outras ações em benefício da população belenense, clique aqui.

Prefeitura de Belem